A juventude britânica está mais interessada em votar em reality shows e programas no estilo do brasileiro Você Decide do que em providenciar o título de eleitor e manter-se informada sobre política. Enquanto programas como Big Brother e Pop Idol somaram 31 milhões de votos de participantes apenas no último final de semana, apenas 39% dos jovens ingleses votaram nas eleições de 2001. Foi o maior índice de abstenção desde 1918.
Para mudar este quadro e formar jovens eleitores, a Electoral Comission, órgão da Justiça Eleitoral local, lançou a campanha "Votes Are Power", que incentiva pessoas entre 18 e 24 anos a participarem das próximas eleições, previstas para 2 de maio de 2002.
Para atingir esta faixa de público a campanha divulga novas formas de votação. Como a maioria dos jovens britânicos utiliza tanto a Internet quanto o serviço de mensagens de texto (SMS) pelo celular, a campanha divulga a possibilidade de votação usando exatamente estes meios.
Os britânicos têm até 12 de março para regularizarem o título de eleitor. Para isso podem fazer o download do formulário necessário no site Rolling Registration. Para votar pela Rede, os eleitores devem de preencher, até 24 de abril, o formulário disponível no site Postal Votes.