Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Red Hat virá para o Brasil

Quarta, 13 de fevereiro de 2002, 13h23

Está confirmado. A Red Hat Inc., companhia que desenvolve a distribuição mais utilizada do sistema operacional Linux, irá instalar uma base de operações no Brasil. A empresa já definiu até o seu gerente geral no país. É o engenheiro e empresário curitibano Francisco Rodolfo Pesserl, que revelou a informação em primeira mão a InfoGuerra.

Segundo Pesserl, a Red Hat provavelmente irá adotar um modelo de parcerias com empresas nacionais para venda e entrega de seus produtos e serviços. Inicialmente, a companhia visa o mercado corporativo de porte e, gradualmente, deverá estender suas soluções a segmentos intermediários. Ainda não há planos para o mercado de varejo, o chamado "software de caixinha", utilizado em desktops por usuários domésticos.

"Estamos na fase pré-operacional. Os próximos 90 dias servirão para equacionar os projetos de estrutura para o início das operações no Brasil", disse. Esta fase inclui o fechamento de acordos comerciais, técnicos e de treinamento para certificação dos profissionais, que receberão o título de Red Hat Certified Engineer (RHCE). "Já estamos na primeira rodada de acordos com algumas empresas para, a partir de abril, darmos início aos cursos de certificação". Os cursos terão seus manuais traduzidos e o software básico a ser instalado nas empresas oferecerá telas em português.

Ainda não foi definida a cidade onde será instalado o quartel-general da empresa. Certamente a Red Hat terá presença assegurada em São Paulo e no Rio, à medida que forem fechados contratos nestas cidades. Curitiba também figura como uma alternativa de peso, pois vem se destacando como uma cidade com boa infra-estrutura para instalação de novos negócios. Além disso, Pesserl está estabelecido na cidade, que também é a sede da Conectiva, principal distribuidora do Linux na América Latina. "O mais provável é estabelecermos mais de um escritório, distribuindo competências entre eles segundo a demanda, e unindo-os operacionalmente por meio de viagens e da tecnologia disponível - Internet, telefone, etc.".

Com a Conectiva, por sinal, já há ativas negociações. "Estamos buscando aproveitar os recursos estruturais e táticos da Conectiva", disse Pesserl. "As duas empresas demonstram vontade de trabalhar em conjunto e mobilizar forças sob o espírito do Open Source".

Francisco Pesserl também disse que o objetivo da Red Hat é ter uma estrutura enxuta em solo nacional. A empresa deverá ter poucos funcionários diretos e investirá recursos na terceirização de seus negócios por intermédio dos parceiros. No momento, ele está disponível para analisar projetos corporativos maduros para o Open Source.

Cada projeto de grande porte, nesta fase inicial, será avaliado e atendido com suporte direto da Red Hat nos Estados Unidos. Em caso de contratação, a instalação será feita por técnicos locais, sob supervisão direta da Red Hat, que enviará ao Brasil técnicos americanos para atender os primeiros clientes. As empresas interessadas deverão enviar e-mail para fpesserl@redhat.com .

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade