Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Vírus infecta mensagens que ainda serão enviadas

Segunda, 11 de fevereiro de 2002, 06h56

Um novo vírus anunciado pela Sophos chama a atenção não pela velocidade de expansão, que até agora é baixa, mas pelo método pouco usual de infecção. Batizado de W32/Tariprox-B, o vírus se espalha por e-mail, mas não envia mensagens automáticas à lista de contatos do usuário. Em vez disso, o Tariprox infecta as mensagens legítimas escritas pelos usuários, no exato momento em que o botão "enviar" é acionado.

O vírus chega como um anexo de e-mail com o nome .doc.pif, em que é o nome do destinatário da mensagem. Se for executado, faz uma cópia de si mesmo para o diretório Windows com o nome MMOPLIB.EXE e cria uma chave no registro, de modo a ser executado toda vez que a máquina é reiniciada. Em seguida, a praga cria ou substitui o arquivo "Hosts", que serve para relacionar os enderços IP aos nomes das máquinas ou domínios na Internet.

Tal arquivo é usado por vários programas que fazem uso da rede, incluindo o Outlook e o Outlook Express. Se o arquivo estiver presente na máquina, o programa utiliza as informações gravadas para resolver rapidamente o endereço IP de servidores e fazer a conexão apropriada. O Windows vem com um arquivo de nome Hosts.sam, que serve para exemplificar seu uso.

O vírus cria um outro arquivo "Hosts" (sem extensão) ou substitui o original, assumindo o lugar deste. O arquivo criado relaciona o servidor SMTP (para envio de mensagens) à máquina local (127.0.0.1). O Tariprox permanece ativo em segundo plano, esperando que seja feita uma conexão na porta 25, que é a porta padrão para servidores SMTP.

Quando o usuário tenta enviar um e-mail, o programa (por exemplo, o Outlook Express) utiliza as informações guardadas no novo arquivo "Hosts" e faz a conexão pelo endereço 127.0.0.1, no lugar da porta 25, conectando-se assim ao vírus. Então, a praga estabelece uma conexão com o verdadeiro servidor SMTP e age como um intermediário, isto é, um proxy, anexando seus próprios dados à mensagem no momento em que esta é enviada.

Tal método tem muito mais chances de enganar o destinatário do e-mail, que recebe uma mensagem legítima (quem sabe uma mensagem que estava sendo aguardada?), porém infectada com um arquivo que possui o seu nome.

O vírus também evita enviar repetidos e-mails para a mesma pessoa. Para isso, mantém uma lista dos últimos cinco destinatários e não anexa seu código a estes usuários.

Em algumas redes, a mesma máquina funciona como servidor de mensagens recebidas e enviadas. Neste caso, quando o programa de e-mail tenta se conectar ao servidor para baixar as mensagens, o Tariprox aceita a conexão mas não envia uma resposta, evitando que o usuário receba novas mensagens.

Outros programas que utilizam o arquivo "Hosts" para resolver endereços IP (por exemplo, Telnet) também não conseguem estabelecer uma conexão com o servidor SMTP, porque o vírus irá tentar se conectar ao endereço 127.0.0.1.

O W32/Tariprox-B é um executável Windows PE (Portable Executable) e possui 40.960 bytes de tamanho. Também existem versões compactadas com o utilitário UPX, as quais possuem um tamanho aproximado de 21Kb. O vírus foi projetado para funcionar primordialmente com o Outlook Express e pode não funcionar com outros programas de e-mail. No código do vírus há o seguinte texto: "W32.Taricone-B.worm@proxy by I.V.E.L."

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade