Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Boato orienta usuário a apagar sua lista de e-mails

Sexta, 25 de janeiro de 2002, 10h23

O boletim de notícias da Sophos distribuído hoje alerta os usuários de computador para uma nova onda de mensagens sobre falsos vírus que está circulando pela Internet. Um destes boatos (hoaxes) diz que o usuário pode receber um e-mail intitulado "FluXoR", contendo um vírus muito perigoso que se espalha para os contatos de sua lista de e-mails. A mensagem recomenda que as pessoas apaguem todos os endereços do catálogo de e-mails para evitar a disseminação do suposto vírus, o que obviamente não deve ser feito.

O e-mail afirma que o Fluxor tem capacidade de se executar automaticamente, à semelhança do BadTrans. Para isso, utilizaria uma falha do Outlook (a falha explorada pelo BadTrans atinge o Outlook, mas na verdade é do Internet Explorer). A mensagem alarmista traz palavras em letras maiúsculas, diz que o vírus é extremamente destrutivo, que sua existência foi anunciada pela Microsoft e que não há vacina para ele. Ingredientes clássicos de um hoax.

A Sophos aconselha os usuários que receberem e-mails semelhantes que simplesmente os apaguem, "pois eles desperdiçam tempo e recursos". Além disso, a empresa publicou recomendações para evitar que os hoaxes se espalhem em ambiente corporativo. Uma boa política, de acordo com a Sophos, é nomear um responsável pela segurança das empresas e elaborar um comunicado que deve ser enviado a todos os funcionários.

Tal comunicado deve frisar que nenhum alerta sobre vírus, qualquer que seja, deve ser repassado para ninguém, a não ser para o responsável pela segurança. Mesmo que os alertas "venham de um fabricante de antivírus, ou tenham sido confirmados por qualquer grande companhia de informática, ou por seu melhor amigo", segundo o exemplo fornecido.

Veja abaixo a reprodução do hoax sobre o falso vírus Fluxor, de acordo com as www.sophos.com/virusinfo/hoaxes/fluxor.html da Sophos:

fluxor - a new virus!
Warning! A new virus has been discovered. It comes in a E-mail titled FluXoR, DON`T open it. If you do that your computer will be infected by it, because it uses a hole in Outlook express, like the well known virus named 'Badtrans'.
If your computer gets infected by the virus, it will DECEASE all the website's you will be visiting after You have been infected as well as it attacks your autoexec.bat file! It spreads to all the people in your address book, so its a good idea to delete all the persons in your adress book, so it dont spreads To your friends and family members... Microsoft has annoucned it to be EXTREMELY destructive! NO and i repeat NO antivirus can detect it so the only way to get rid of it is simply....FORMAT YOUR HDD AND PRAY!!
- PLEASE send this mail to ALL your friends and family members, so they know about this new virus!

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade