Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

ZDNET

» Downloads

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Aposentado cria software que ajuda a parar de fumar

Sexta, 18 de janeiro de 2002, 10h37

Que tal tantar se desfazer de manias e quem sabe de alguns vícios, entre eles o tabagismo? Pois não pense, navegue. Na Rede, você poderá descobrir formas de controlar o seu vício sem gastar com programas, adesivos, vídeos e demais produtos que a indústria lança no mercado. Conheça o Parando, um software que consiste em uma estratégia diferente e gratuita para ajudar pessoas a parar de fumar.

A novidade está bem ao alcance do mouse. Basta o internauta acessar e fazer um simples download. A invenção é do bancário aposentado e aprendiz de programador Walbert Ribeiro Costa, que há quatro meses decidiu parar de fumar. "Criei uma rotina diferente baseada nos meus hábitos relacionados ao cigarro. A estratégia que usei foi simples e bastante útil", conta o mineiro que fumava em média o equivalente a dois maços de cigarros por dia.

A idéia do site e também do programa surgiu após uma pesquisa de produtos e serviços que o mercado disponibilizava aos fumantes para pôr fim ao vício. "A maioria deles implica em um alto custo para o usuário, e nem sempre significa obter um resultado positivo. Afinal de contas, mais do que um investimento pesado para parar de fumar, vontade e perseverança são fundamentais no tratamento", salienta o criador do Parando.

De acordo com Walbert Costa, o método utilizado no programa, desenvolvido com a linguagem de programação Delphi 6.0, consiste em dividir o ato de fumar em intervalos de tempo e, a partir daí, fazer com que o fumante diminua o número de cigarros em 1 a cada dia, aumentando o intervalo de tempo. E não pára por aí. "Quando parei de fumar, observei que meu corpo estava aos poucos mudando, pois a minha rotina de vida estava em fase de mudança. Dessa forma, a quantidade de tempo de sono assim como o peso foram alterados. Esses controles são muito importantes para a qualidade de vida. Para isso, adaptei o sistema para que ele contemplasse ainda, duas partes: a primeira diz respeito a um controle da saúde da pessoa, onde são medidos níveis de biorritmo (obesidade) e teste dos níveis de estresse. Já a segunda parte realiza uma série de cálculos, para oferecer dados sobre as vantagens financeiras auferidas com o ato de parar de fumar", comenta o programador do Parando.

O sistema é de fácil acesso e operação, basta que o usuário entre no site www.w2online.net e faça o download gratuito do programa. A partir da instalação, o internauta faz um cadastro e dá início ao tratamento. Para isso, só precisa preencher uma ficha com a identificação do paciente e outros dados como a quantidade de cigarros que fuma por dia, bem como a hora que consome o primeiro e o último cigarro.

"O sistema faz um acompanhamento da saúde dos usuários, como controle de peso, sono e stress. Sem mencionar a seção Vantagens Financeiras, que permite à pessoa verificar o que gastou e quanto vai economizar com relação ao vício de fumar", atesta o bancário aposentado.

O interesse em compartilhar a experiência levou Costa a disponibilizar todo o conteúdo do software na Rede. "Eu consegui parar de fumar usando esse método, cuja base é a disciplina. Se o usuário seguir todas as instruções desse programa pode também obter sucesso", destaca ele. De acordo com o criador da novidade, o código do sistema é aberto, podendo ser modificado e remodelado por outros programadores. "A minha praia não é totalmente programação. Por isso, decidi tornar a idéia disponível para outros profissionais, que poderão futuramente melhorá-la", enfatiza.

Hoje em Dia

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade