Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

ZDNET

» Downloads

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra FBI divulga lista de vírus e vulnerabilidades de 2001

Sexta, 11 de janeiro de 2002, 10h25

O Centro Nacional de Proteção à Infra-estrutura (NIPC, na sigla em inglês), uma divisão do FBI, lançou um relatório completo sobre as falhas de segurança, vírus e trojans identificados entre 12 de dezembro de 2000 e 14 de dezembro de 2001.

São 84 páginas de informações, divididas em duas partes. A primeira e mais extensa traz uma relação dos inúmeros bugs descobertos em 2001. A lista fornece o nome do produto e do seu fabricante, o sistema operacional atingido, o nome pelo qual ficou conhecida a vulnerabilidade, o seu grau de risco, e a indicação do alerta do NIPC com a descrição do problema, o que geralmente inclui os links para as correções das falhas.

A segunda parte é composta de duas tabelas. Uma com os dez vírus mais ativos de 2001 e outra com um sumário dos Trojan Horses descobertos no último ano. De acordo com o NIPC, o vírus com mais casos de infecção no período foi o SirCam. Isto contradiz uma pesquisa da Sophos, divulgada há pouco mais de um mês, que colocava o Nimda em primeiro lugar.

O órgão do FBI reuniu estatísticas de várias companhias antivírus, as quais utilizam diferentes métodos, por isso também a diferença nos números. Independentemente de classificação, as dez principais pragas dos últimos 12 meses (SirCam, Nimda, BadTrans, Magistr, Goner, Code Red, e outras) constam de todas as pesquisas divulgadas.

Pela quantidade de informações, o documento é uma excelente referência para administradores de sistemas, especialistas em segurança e usuários preocupados com a proteção de suas máquinas. O relatório pode ser encontrado em www.nipc.gov/cybernotes/2001/cyberissue2001-26.pdf. Para acessar os outros alertas, basta substituir, no mesmo endereço, os algarismos 2001-26 pelos algarismos indicados (por exemplo, 2001-17).

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade