Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

ZDNET

» Downloads

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Papa promulga primeiro documento oficial via e-mail

Quinta, 22 de novembro de 2001, 12h43

O Papa assinou hoje, quinta-feira, o documento final do Sínodo de Bispos para a Oceania, no qual defende os aborígines e as culturas locais, e o enviou por Internet a todas as dioceses desse continente, a primeira vez na história da Igreja que se promulga um documento oficial dessa maneira.

Até agora, o costume era que o Pontífice entregasse pessoalmente a Exortação Apostólica pós-Sinodal - como é chamado o texto de conclusão de um sínodo -, num país do continente sobre o qual tratou a assembléia. João Paulo II disse hoje no Vaticano que gostaria de ter viajado até a Oceania para entregá-lo em mãos, "mas não pôde fazê-lo", sem especificar o porquê.

Assim, a Santa Sé, "dada a dispersão geográfica e a extensão do continente" decidiu que João Paulo II assinaria o documento no Palácio Apostólico e o enviaria imediatamente por e-mail a todas as dioceses da Oceania.
A assinatura e o envio foram celebrados numa cerimônia solene, onde estiveram presentes 17 cardeais, 25 bispos e cerca de 30 sacerdotes e monjes, e na qual se escutaram os sons das conchas, típicas das tradições culturais da Oceânia, e uma jovem de Samoa, descalça e vestida tipicamente, dançou diante do Pontífice.

Depois de assinar o documento, o Papa apertou a tecla de um computador portátil conectado à Internet e com a página de e-mail já preparada. Imediatamente foi possível ver através de vários monitores de televisão cada endereço eletrônico das dioceses de destino.

Os presentes aplaudiram toda vez que aparecia o endereço eletrônico de uma importante diocese, como a da Austrália, da Nova Zelândia, do Tahití ou de Samoa, entre outras.

Este sínodo foi realizado no Vaticano de 22 de novembro a 12 de dezembro de 1998 e o atraso para assinar o texto foi devido ao fato de que um ano depois aconteceu o Sínodo de Bispos para a Europa e em seguida o Ano Santo de 2000.

Em seu discurso, o Papa defendeu uma nova evangelização da Oceania e depois de ressaltar os problemas que afetam o continente, destacando crises econômicas, instabilidade política, corrupção, conflitos étnicos, erosão dos valores tradicionais e a secularização, animou os cristãos a empreender esse novo caminho, com o apoio da Igreja.

EFE

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade