Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Trote usa nome da Cruz Vermelha e pode infectar PC

Sexta, 26 de outubro de 2001, 11h11
As vítimas da guerra contra o Afeganistão estão sendo usadas para espalhar um boato por e-mail. O fato foi noticiado ontem pelo site VSAntivirus. A mensagem supostamente teria o objetivo de arrecadar fundos para que a Cruz Vermelha Internacional pudesse ajudar as vítimas inocentes dessa guerra. Na verdade, a história não passa de um hoax (trote), e ainda pode infectar o computador do usuário com um vírus.

A mensagem pode vir escrita em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano, e pede que o usuário entre em um site para colaborar com 10 centavos para a Cruz Vermelha. A mensagem é assinada por Danna O'Connor Williams, que seria uma coordenadora da instituição na França.

Com um simples clique, estaria feita a doação que, subentende-se, não sai do bolso do internauta. A mensagem ainda pede para que o usuário a repasse para outras pessoas, com o objetivo de arrecadar mais dinheiro.

O link dirige o usuário a um endereço que não tem nada a ver com o assunto do e-mail. É uma página underground de segurança, em espanhol, hospedada no domínio Geocities. Apenas visualizando essa página, o usuário pode ter o computador infectado com o vírus VBS/Haptime (Happytime).

A praga utiliza uma conhecida vulnerabilidade do Internet Explorer, a "Scriptlet.TypLib". Por meio de um controle ActiveX, marcado incorretamente com “seguro para scripting”, o vírus pode ser executado automaticamente. Existe um patch (correção) para essa falha, disponível aqui.

Outro modo de evitar a contaminação é aumentar a segurança do Internet Explorer. Para isso, vá em Ferramentas e depois em Opções da Internet. Na janela Segurança, selecione o nível mais alto.

Catherine Pétermann, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Espanha, enviou uma mensagem ao site VSAntivirus esclarecendo que o e-mail é um hoax e recomendando que as pessoas que quiserem fazer donativos à Cruz Vermelha, devem utilizar o site oficial do Comitê Internacional, no caso www.helpicrc.org.

Outras pragas já usaram o nome da Cruz Vermelha recentemente, como é o caso do cavalo de Tróia Septer.Trojan, que tenta roubar informações de cartões de crédito. Ele também aparece como um e-mail da Cruz Vermelha americana, pedindo doações para o “Fundo de 11 de setembro”, que seria destinado às famílias das vítimas do World Trade Center.

O e-mail contém o ícone de um planeta Terra, azul e verde, com uma miniatura do logotipo da Microsoft. Esse ícone é um link para a página que contém o apelo para a doação. A American Red Cross nega a autoria da mensagem.

O trojan foi descoberto pela Symantec no dia 17 de outubro. Informações sobre como evitar e remover a praga podem ser vistas no site da Symantec.

Priscila Perdoncini

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade