Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Vírus Antrax provoca brigas entre empresas de segurança

Quarta, 17 de outubro de 2001, 19h34

Leia mais
Vírus finge ser foto de doente de Antraz

O vírus VBS/Antrax, descoberto há poucos dias, está causando uma confusão generalizada entre as empresas antivírus. Além de cada uma ter batizado a praga com um nome diferente, o vírus atual está sendo descrito com definições antigas. O desencontro de informações também tem feito uma empresa soltar farpas contra outra.

A McAfee acusa a Panda e a Central Command de estarem exagerando a ameaça do VBS/Antrax, devido aos recentes casos de contaminação biológica pela bactéria Antraz nos EUA. Para a McAfee, a praga não passa de outra criação da ferramente VBS Worm Generator (VBSWG), e que é detectada por seu programa de proteção com o nome de VBS/Anjulie.gen@MM, um worm descoberto em março deste ano. "Esta variante em particular (o VBS/Antrax) não funciona, nem significa uma ameaça maior do que um baixo risco para qualquer um", diz a empresa.

O problema é que a descrição do VBS/Anjulie.gen@MM não corresponde à do VBS/Antrax. Para causar ainda mais confusão, a McAfee publicou em seu site informações sobre um outro vírus, chamado Anthrax (com h, como é a grafia da palavra em língua inglesa), descoberto em 1990. E, é claro, este não tem nada a ver com o atual. A empresa diz que a grafia do VBS/Antrax (sem o h) está errada, mas se esquece de que esse vírus chega com uma mensagem em espanhol, e é assim que a palavra é escrita nesse idioma.

Já a Sophos diz que recebeu vários pedidos de informação de seus usuários sobre um vírus chamado “Antrax” ou “Anthrax”. A empresa, por sua vez, chama o vírus de VBS/VBSWG-2B, e diz que ele foi descoberto há alguns meses.

Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos, diz que "está desapontado por ver os concorrentes criando falatório em cima de um vírus como esse, especialmente no atual clima político".

As empresas que estão mais de acordo entre si são a Symantec, a Panda e a Central Command. As três descrevem o VBS/Antrax (por vezes com outros nomes), utilizando uma mensagem em espanhol, que pode variar, mas que sempre tenta enganar os usuários chamando-lhes a atenção para os atuais casos de contaminação humana pela bactéria Antraz.

A praga tenta infectar outros computadores através de mensagens de e-mail e canais de bate-papo de IRC. A Panda informa que há algumas variantes do vírus, criadas com o VBSWG 1.0, mas todas elas parecem conter um bug que as torna inoperantes. No entanto, já foi reportada a existência de uma variante gerada com a versão 2.0 do VBSWG, o que poderia ser suficiente para eliminar os bugs.

Nesta briga de definições entre as empresas, quem perde são os usuários de computador, já bastante confusos com a grande quantidade de novas ameaças que surgem quase todos os dias. Porém, se há algo de positivo em tudo isso, é que o episódio chama a atenção das pessoas e serve como um alerta para que não abram arquivos suspeitos, sejam eles relacionados à bactéria Antraz ou a outro assunto qualquer.

Leia mais
Vírus finge ser foto de doente de Antraz

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade