Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Vírus de macro traz protesto contra o governo de Cuba

Quinta, 11 de outubro de 2001, 11h04
A Sophos lançou um alerta sobre um vírus de macro batizado de WM97/Blowup-A, que lança impropérios contra o governo de Cuba e Fidel Castro. O vírus contém um arquivo compactado de nome info.zip que, quando aberto, libera uma página HTML com uma significativa quantidade de texto em espanhol atacando o governo daquele país. O texto começa com o título de "Denuncia al gobierno de Cuba".

O vírus também muda várias configurações no Word. O nome de usuário passa a ser “Halix”, suas iniciais, “HAL”, e seu endereço é modificado para a frase "Abajo Fidel Castro Ruz". Se o usuário do micro infectado pressionar as teclas ALT e F11 simultaneamente (usadas para alternar a janela entre o Word e o editor de Visual Basic), uma falsa mensagem de erro, com o título "Micro$oft Word 8.0, é exibida, conforme a figura abaixo:

Fonte: Sophos

O arquivo info.zip é descarregado na raiz do drive C: , com o nome info.uue. Esta é a extensão de arquivos uuencode, formato que faz a interpretação de códigos binários para ASCII, sendo por isso aceito por quase todos os programas de e-mail. Um software descompactador muito popular que abre arquivos .uue, é o WinZip. O Blowup-A está sendo considerado de baixo risco.

Os vírus de macro são bastante antigos e ainda estão entre os mais comuns. Face a pragas mais sofisticadas, como worms com rotinas próprias de envio de mensagens (como o SirCam), ou que exploram diversas vulnerabilidades de produtos da Microsoft ao mesmo tempo (como o Nimda), estes vírus ficaram em segundo plano.

As macros, no entanto, são capazes de executar inúmeras tarefas no sistema operacional — e falhas no Word, Excel e PowerPoint, recentemente descobertas, podem dar um novo fôlego a vírus que as utilizam. Se associadas a trojans, as macros escritas para explorar tais falhas podem abrir as portas de uma máquina a virtualmente qualquer tipo de ação externa.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade