Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Mensagem traz dica "furada" para evitar vírus

Quarta, 29 de agosto de 2001, 13h12
Leia esta mensagem que está circulando pela Internet:

Para evitar a disseminação de vírus, crie um contato no seu address book com o nome de: !0000

Apenas isso: abra um novo contato. Em "nome" escreva !0000 e dê OK, sem endereço do e-mail e etc. nos detalhes.

Esse contato vai aparecer em primeiro lugar na sua lista de endereços. Se o vírus tentar se auto-enviar para todos os endereços do seu address book, seu computador vai colocar uma mensagem de erro dizendo que: "A mensagem não pôde ser enviada. Um ou mais destinatários não têm um endereço de e-mail. Favor checar seu Address Book e tenha a certeza de que todos os seus destinatários têm um endereço de e-mail válido".

Basta você clicar em OK e a mensagem ofensiva não vai ter sido enviada para ninguém, e obviamente nenhuma modificação vai ter sido feita na sua lista de contatos original. O vírus então será então automaticamente armazenado no seu arquivo "drafts" ou "outbox". Vá até eles e apague a mensagem.

O problema é resolvido e o vírus não se espalha. Tente esse procedimento e passe para os amigos.

Parece genial, não? Talvez você até se pergunte: "como não pensaram nisso antes?". Bem, o que parece genial é apenas mais uma daquelas inúteis correntes de e-mail que se espalham com uma velocidade incrível, auxiliadas pela ingenuidade de muitos usuários de computador.

"A informação de que este procedimento resolve os problemas de vírus é falsa", afirma categoricamente Hernán Armbruster, diretor de operações da Trend Micro para a América Latina.

Para exmplificar, Armbruster cita o famigerado vírus LoveLetter, que no Brasil ficou conhecido como I Love You. O vírus se espalha utilizando a lista de contatos da máquina infectada e possui uma carga destrutiva.

"Neste caso, o LoveLetter teria executado todas as tarefas, até mesmo apagar arquivos, e o usuário desprevenido só saberia de sua existência no momento em que o vírus tentasse utilizar o catálogo de endereços para se enviar a outros usuários. Até esse ponto, o estrago já teria sido feito. O procedimento descrito pode até ajudar de forma limitada a ação posterior de um ou outro vírus, mas não impede as ações anteriores", conclui.

Há outros casos, como o Happy99 e o popularíssimo SirCam. "O Happy99 possui uma rotina que checa quando o usuário recebe uma mensagem nova e se envia automaticamente para esse contato. Em tais circunstâncias, a suposta solução é totalmente ineficiente", alerta o executivo.

O SirCam, uma ameaça real e que continua infectando computadores ao redor do mundo, não utiliza apenas os endereços do catálogo do Outlook para se espalhar. Ele também recolhe endereços das páginas de Internet armazenadas na memória temporária do computador infectado. Além disso, o SirCam também se espalha por redes locais, sem necessidade de utilizar nenhum endereço de e-mail para a tarefa. Portanto, a técnica sugerida pode ser inócua contra a praga.

Hernán Armbruster chama a atenção ainda para um outro fato. Como se sabe que alguns vírus utilizam os primeiros nomes da lista de endereços para se enviar, a "solução" dá a imprensão de funcionar, pois a adição de um sinal de exclamação ao nome do contato irá colocá-lo em primeiro lugar na lista. No entanto, nada impede que alguém crie um vírus que utilize justamente as últimas entradas. Além disso, há outros vírus que escolhem os endereços aleatoriamente.

O diretor afirma que tais mensagens podem até ter um efeito contrário. Alertados para o procedimento tomado por usuários domésticos, os criadores de vírus podem facilmente gerar novas pragas que evitem a técnica.

O problema maior desse tipo de mensagem, é a falsa sensação de segurança que cria no usuário. "Temos visto vírus que utilizam suas próprias rotinas de envio de e-mail e outras tarefas que exigem sofisticação tecnológica. Devemos combatê-los por meio de programas também sofisticados, não utilizando fórmulas caseiras como esta", diz Armbruster.

Se nada do que foi exposto é suficiente para convencê-lo, tenha em mente uma coisa: desconfie de toda e qualquer mensagem que pede para que você a envie para todos os seus amigos. Este é o principal sinal de que se trata de mais um hoax (boato).

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.