Exclusivo!  Notícias

 Notícias
 Televisão
 Multimídia
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail

Entrevista Marcos Mion
"Nunca quis ser famoso"

Sexta, 12 de abril de 2002, 16h

Foto: Alexandre Tahira/Terra O ex-VJ da MTV fale sobre drogas,
fama, dinheiro, televisão e do seu trabalho no Descontrole, na TV Bandeirantes. Além disso, Marcos Mion não perde a oportunidade de criticar a imprensa brasileira. Confira logo abaixo a entrevista completa:

TRABALHO e TELEVISÃO

Que avaliação você faz da sua trajetória como apresentador?

Não existe faculdade para apresentador. Você depende 33% de dom natural, 33% de sorte e 33% de muito trabalho.
A minha trajetória está começando.
Avalio um começo muito bom e promissor.

Você costuma preparar a platéia para recebê-lo?

Tem dia que sim. Às vezes, trabalho até cinco minutos antes de entrar no programa. Já aconteceu de ter que entrar no palco sem maquiagem, mas quando dá tempo eu adoro entrar lá e falar com eles.

Você se preocupa em ficar atualizado com as gírias para se entender com os jovens?

Eu adoro ouvir gírias. Adoro gírias novas. Só que chega uma hora que as pessoas olham pra mim esperando a gíria. Então, eu só sigo o meu estilo e falo o que "me dá na telha". Tem gírias que eu falava quando era moleque que voltaram a ser atuais e interessantes, como "Papito" e "Montinho".

Como é seu dia de trabalho típico?

Acordo às 7h30 e vou para academia. Saio da academia ao meio-dia e vou para a TV Bandeirantes. Lá fico até 22h30 porque quando acaba o programa a equipe faz uma reunião sobre o dia, ou seja, não tenho tempo pra nada.

Você acha que existem bons críticos de televisão?

Existem sim! São raros, mas existem. Gosto do Marcelo Rubens Paiva, Érika Palomino, Bárbara Gancia e Eugênio Bucci. O Bucci escreveu uma crônica sobre o meu trabalho na MTV e o que representaria a minha ida para a televisão aberta. Isso me ajudou muito antes de entrar na Bandeirantes.

Os jovens costumam pedir conselho a você?

Muito. A maioria dos e-mails que eu recebo é para pedir conselho do tipo: "quero começar na carreira artística, como eu faço?" ou "meu amigo usa droga" ou "briguei com o meu pai". Isso pra mim é uma honra, apesar de achar que não me diz respeito resolver. Mas sempre respondo os e-mails dando a minha opinião e recomendando procurar um especialista.

Qual é o erro dessa moçada que entra cedo na televisão?

O erro é entrar muito jovem na televisão. Eu consegui sucesso, mas eu nunca quis ser famoso. Eu estava me preparando, na hora que a porta abriu eu fui. O maior erro dessas pessoas é achar que é fácil. Hoje em dia o lance é ficar famoso. Se eu participar de um reality show e ficar famoso, posso ser artista. E não é! Artista precisa estudar muito, ter humildade para buscar referência, saber que artista é veículo de pensamento, não é uma estrela. Eu não tenho um padrão de beleza comum, não faço tipo de nenhum galã, e estou num patamar que não tem nenhum outro da minha idade.

Você participaria de algum reality show?

Casa dos Artistas e Big Brother nunca! Eu acho Casa dos Artistas uma prostituição na carreira. Acho ridículo o que as pessoas se submetem a fazer lá, a serem julgadas como pessoas e não como artistas. Isso me revolta. O artista tem que ser julgado pelo seu trabalho artístico. O artista precisa da máscara. Eu só faria um reality show como Fear Factor onde as pessoas encaram provas de medo para superarem os seus limites. Agora o reality show Popstar do SBT acho legal porque mostra para essa molecada como é ser artista jovem, como é difícil fazer um trabalho artístico e ter uma banda.

FAMA

Você passou por situações desagradáveis por causa da fama?

Muitas! Isso sempre acontece. Um exemplo bobo e diário que acontece é quando você não consegue almoçar porque tem que parar para tirar uma foto ou dar um autógrafo. Chega uma hora que você está com fome e isso acaba incomodando. Já aconteceu de tentarem virar o meu carro.

Você sofre muito assédio sexual?

Acho que não. Tem umas coisas que chocam como a postura de meninas de 15 anos que pra mim são crianças. Eu ouço ao pé do ouvido uns absurdos que me assustam. Se eu falar você não vai querer publicar (risos).

Você já foi assediado por homem?

Sim. É difícil lidar com isso tanto com mulher como homem porque para pessoas é tudo ou nada. Por esse motivo elas acabam pegando pesado e aí chega em baixaria.

Você gosta de ser reconhecido nas ruas?

Pra falar a verdade eu gosto do meu trabalho. Eu sei que tem umas coisas que vem como ele. Uma coisa que me deixa irritado é quando as pessoas falam "porque mandou ser artista? Agora agüenta!". Eu odeio chamar a atenção. Eu sempre ando pelos cantos de cabeça baixa. Quando eu estou no palco é um personagem. O artista tem que ser sedutor e chamar a atenção. Mas quando eu não estou trabalhado, sou tão normal quanto qualquer pessoa. Talvez eu chegue a gostar da fama, mas isso ainda me incomoda bastante. Eu não consigo ficar totalmente à vontade.

DINHEIRO

Uma pergunta incômoda: você está rico?

Não. Eu fico sabendo de salários milionários no meio artístico. Eu leio umas notícias e penso será que eu vou chegar nisso? Olha eu estou muito longe do que leio. Mas eu já conquistei a minha independência (risos).

Você já fez alguma loucura com dinheiro?

Eu acho que dinheiro só serve para gastar (risos). Já conquistei a minha independência. Eu sou um "bon vivant". Eu gosto de viver bem. Eu gosto de tomar bons vinhos, ir a bons restaurantes. Se for para comprar um disco eu quero comprar todos. Para um amigo eu dou o melhor presente.

INTIMIDADE

Você não está com a Babi, certo? Os rumores de um possível romance incomodavam?

Isso é uma das coisas que mais fere porque para os jornalistas eu sou um nome numa notinha de rodapé. A maioria dos jornalistas junta dois nomes conhecidos, faz uma notinha e depois ganha seu salário. Só que os artistas não são simples nomes! Não estou só na televisão, tenho uma vida e sentimentos. Os rumores podem ofender muito. E isso tem que ser respeitado, mas os jornalistas fazem questão de não respeitar.

Quais são as mulheres mais gostosas do Brasil?

Sinceramente, eu não acho ninguém gostosa. Eu não consigo olhar para uma mulher e ver se ela é simplesmente gostosa. Eu consigo olhar para uma mulher e ver se ela é bonita, inteligente e interessante. Não sou um condicional.

Você é fiel? Já foi traído?

Sou fiel porque sou um homem de uma mulher só. Sem contar que a mulher que eu escolho para me relacionar não merece ser traída. Se eu estou com uma pessoa é porque ela me satisfaz 100%. Mas já fui traído. Foi no meu primeiro namoro que durou quatro anos intensos de Romeu e Julieta. Na época eu jogava basquete e larguei o esporte para poder ficar com ela.

Ser uma pessoa muita engraçada cansa?

Não cansa porque eu sou assim só no palco, quando estou com a câmera ligada. Quando eu não estou trabalhando eu sou devagar, falo baixo, respeitoso. Não que eu seja totalmente desinteressante na minha vida pessoal, mas eu perco a piada. Sou muito mais tranqüilo, eu gosto de observar em vez de ser o centro das atenções.

Você é vaidoso?

Sou vaidoso e assumo na boa. Eu faço a unha e depilo o peito. Tenho depilado constantemente, mas jurei que não vou mais fazer isso. Dói muito! Eu sempre escolho as roupas que visto e gosto de me vestir bem. Curto a moda.

Você tem alguma ambição?

Ambição é um sonho. E o ser humano precisa de sonho pra viver. No dia em que você não sonhar mais, não conquista mais nada também. A minha mais recente ambição é voltar ao teatro. Eu me esforço muito pra isso. Quero estabelecer de vez minha carreira de apresentador de depois voltar a atuar. Vou mostrar pra todo o mundo o que eu realmente sei fazer. Desejo também ter a minha companhia de teatro.

E drogas, você já experimentou?

Já experimentei praticamente todas as drogas menos as injetáveis porque eu nunca tive coragem. Hoje em dia eu falo com a maior tranqüilidade. Eu não uso mais e não recomendo a ninguém. Faço as minhas loucuras caretíssimo. Hoje a única droga que eu uso é álcool, mesmo assim é em ocasiões especiais.

Você votou nas últimas eleições? Vc já sabe em votar em presidente neste ano?

Sempre voto. É difícil de falar em quem eu vou votar. Tem uns políticos que a gente conhece de longa data, outros estão aparecendo agora. Eu acho que o melhor é manter os olhos abertos para todos, assistir aos programas políticos e debates para depois afunilar a decisão.

Romário deve ir à copa na sua opinião?

Juro que eu quero muito vê-lo na Copa. O cara é um craque! Imagina, ele com o Ronaldinho? Formaria uma dupla eficiente, com brilho e show. Eles são os dois jogadores brasileiros mais conhecidos no mundo.

Você já fez terapia? Fama é um bom motivo para fazer terapia?

Eu falo análise. Eu comecei com 14 anos. Teve época que eu fiz quatro vezes por semana e outras apenas uma. Eu acho que fama não é um bom motivo para fazer terapia. Ser ator sim! Você vive personagens e vive experiência de outras pessoas. Tem que separar isso para não confundir a cabeça.

Você segue as tradições da religião?

Não sigo. Sou católico e fui batizado. Eu mesmo desenvolvi a minha própria religião. Tem uma frase do Gil que diz assim: "A minha religião é a luz da escuridão". E eu acho isso mesmo. Religião é algo que traz conforto, paz e calma. Eu acho que cada um tem seu próprio Deus. É só achar! É necessário ter fé, mas a minha fé não está presa a um templo, comandando por homens que me obrigam a pagar dízimo.

O que você mais herdou de seus pais?

O caráter, determinação e a sabedoria de vida. Aprendi a ter tranqüilidade e encarar a vida numa boa, como ela é.

Confira também:
» Veja as fotos
» Leia a matéria
» Assista ao vídeo: em Windows Media ou Real Player

Alexsandra Bentemüller
Redação Terra

mais notícias

 Sites relacionados

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade