Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
O Jogo
Kubanacan
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Quarta, 18 de junho de 2003, 07h23

Sônia Maria se apropriou do nome
da irmã, Suzana.
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Saiba mais sobre o numerólogo que muda o nome dos famosos

A história de Suzana Vieira talvez seja a mais conhecida quando o assunto é nome artístico. Batizada de Sônia Maria Vieira Gonçalves, a atriz apropriou-se do nome da irmã - Suzana - para dar início à carreira. A irmã, que mais tarde também se tornaria atriz, teve que se contentar em ser conhecida como Suzana Gonçalves (a última novela foi O Amor Está no Ar, da Globo, em 1997, e atualmente ela vive em Rondônia, sem trabalhar na TV).

Em alguns casos, a escolha do nome artístico acaba sendo fácil, porque alguns atores optam por adotarem apelidos de infância. Marcos Fábio de Prudente era um menino que fazia piada de tudo. Adorava imitar o comediante Jerry Lewis. Por causa do jeito bem-humorado, ganhou de um amigo o apelido de Pasquim, em referência ao jornal humorístico fundado pelo cartunista Jaguar nos anos sessenta. Daí para escolher o nome que se lançaria como ator foi um pulo: Marcos Pasquim é hoje um dos galãs da Globo, atualmente vivendo o herói Esteban em Kubanacan.

Estreando na TV, Pitty Webo, cujo nome verdadeiro é Silvana Silva, despertou a atenção não apenas por ser um rosto novo na telinha. O nome estranho e a dúvida quanto à pronúncia do sobrenome também chamaram a atenção quando o público ficou sabendo o nome da intérprete da Marcinha de Mulheres Apaixonadas. "Webo é o sobrenome do meu avô", explica a atriz, em entrevista ao Terra. "Não sei bem a origem. Ele era português, mas a família era da Espanha." Sobre a pronúncia correta, ela afirma que "tanto faz se chamam Uebo ou Vebo". O Pitty, segundo a atriz, é apelido antigo. "As pessoas me chamam assim desde criança", afirma, sem explicar exatamente a origem do apelido.

A apresentadora Babi também foi uma que carimbou com o apelido de infância o seu passaporte para o mundo das celebridades. Anna Bárbara Xavier, seu nome verdadeiro, só foi usado na abertura da novela Por Amor, na qual ela viveu a doce Aninha, secretária da Helena vivida por Regina Duarte.

Malu Mader é mais um caso. Ela é Malu desde criança, em casa e na escola. Assim continuou quando decidiu ser atriz. Na certidão de nascimento, a atriz é Maria de Lourdes da Silveira Mader. O mesmo aconteceu com Dado Dolabella, que preferiu o apelido a ter que se lançar com o mesmo nome do pai (o ator se chama Carlos Eduardo Bouças Dolabella Filho).

Tem gente que segue a carreira dos pais e opta por adotar os nomes artísticos já escolhidos por eles. É o caso de Camila Pitanga e Paloma Duarte, ambas também no elenco de Mulheres Apaixonadas. Camila, filha do ator Antônio Pitanga (que, na verdade, se chama Antônio Luiz Sampaio), foi batizada como Camila Manhães Sampaio, mas optou por lançar-se com o sobrenome já famoso do pai. Já Paloma, que traz na carteira de identidade o nome de Paloma Marcos Sanches Silva, assumiu o Duarte da mãe Debora. Também atriz, Debora Duarte foi batizada como Debora Susan Duke. O sobrenome foi uma herança do pai adotivo, o ator Lima Duarte.

Beth Goulart também seguiu os passos dos pais na hora de se batizar artisticamente. Ou você já ouviu falar em uma atriz chamada Elizabeth Miessa? A filha de Paulo Afonso Miessa, mais conhecido como Paulo Goulart, e de Nicette Xavier Miessa (Nicette Bruno) adotou o sobrenome artístico do pai, deixando para a irmã Bárbara, também atriz, o da mãe.

Mudar para simplesmente incrementar também é uma opção. O galã Marcello Antony, que interpreta o Sérgio de Mulheres Apaixonadas, chama-se Marcello Couto de Farias. O ator Adriano Reys, ou melhor, Adriano Antônio de Almeida, é mais um exemplo.

Reduções

Alguns famosos optaram por reduzir os nomes, para evitar confusões na hora de falar ou escrever. Se você acha que Danielle Winits ainda tem um sobrenome estranho, o que diria, então, de uma musa da televisão chamada Danielle Winitskowski de Azevedo?

Outra beldade que reduziu o nome foi Bruna Lombardi, que escolheu o primeiro e o último do seu registro de princesa: Bruna Patricia Maria Teresa Romilda Lombardi.

A atriz Maria Zilda chegou a adotar o sobrenome Bethlem durante alguns anos, mas atualmente voltou a assinar apenas com o nome pelo qual ficou mais famosa no meio artístico.

Redação Terra
            


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade