Exclusivo!   Notícias

Boletim
Receba todas as novidades por email
Sites Relacionados
Kubanacan
Agora é que São Elas
Mulheres Apaixonadas
Big Brother Brasil 3
Casa dos Artistas 3
Fama
Ilha da Sedução
Popstars
Parada Gay 2002
Fale com a Gente
. Envie release
. Mande sugestões, críticas ou dúvidas
 Notícias

Segunda, 19 de maio de 2003, 13h01

O ex-beatle Paul McCartney
Foto: AP

O ex-beatle Paul McCartney resolveu pôr fim ao sofrimento de um chimpanzé de um circo chileno, onde era diariamente submetido a maus-tratos.

McCartney ajudará a custear as despesas da transferência de "Toto" para a Zâmbia, seu hábitat natural e de onde foi retirado antes de ser vendido ao circo. O animal é um exemplar da família dos "pantroglodytes", segundo o jornal El Mercúrio.

"Totó" foi capturado há quase 20 anos na África, vendido no Chile por traficantes ao circo Konig e resgatado graças a uma denúncia feita por funcionários do Serviço Agrícola e Ganadeiro (SAG) chileno.

No circo, o chimpanzé foi castrado, teve os dentes serrados e era obrigado a realizar um espetáculo no qual devia boxear, dançar e fumar, além de permanecer acorrentado a uma caixa quando não estivesse atuando, segundo o jornal.

O chimpanzé recebia castigos físicos e psicológicos, que lhe causaram depressão, stress e perda de pêlo causada por estresse.

Além disso, "Totó" tem cicatrizes nas pernas e nos braços, em decorrência das correntes com que era preso.

O animal, que foi resgatado há três meses, agora vive numa fazenda especializada de primatas, onde foi submetido a um exaustivo trabalho de readaptação e cuidados para que se recuperasse de todas as seqüelas.

Posteriormente, "Totó" teve que ser levado ao Zoológico Metropolitano de Santiago, para que os veterinários tratassem dos vários problemas dentais do animal, causado pelas multilações e numerosas infecções.

Hoje, já restabelecido, o chimpanzé espera ser enviado à Reserva de Vida Selvagem de Chinfunchi, na Zâmbia.

O regresso de "Totó" à África poderá acontecer graças ao patrocínio do ex-beatle Paul McCartney e às gestões da ONG inglesa Animals Defenders, que deverá arrecadar cerca de 8.000 dólares para a transferência.

Segundo Elba Muñoz, especialista em primatas e que esteve cuidando de "Toto" durante grande parte de sua recuperação, o chimpanzé foi retirado aos dois anos de sua mãe e criado com homens, o que deve fazer com que sua adaptação seja difícil, já que não conhece outros de sua espécie.

EFE
            


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade