Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 2
» Casa dos Artistas 3
» Fama
» Popstars

 Notícias
O melhor e o pior na televisão em 2002

Domingo, 22 de dezembro de 2002, 14h55

Casseta & Planeta: unanimidade
(Divulgação)

Confira as categorias:
» Linha de shows
» Dramaturgia
» Jornalismo

O noticiário de televisão TV Press convocou pelo 13º ano consecutivo mais de 70 editores de cadernos de televisão de jornais de Norte a Sul do país para elegerem os Melhores & Piores da tevê brasileira no ano que se encerra. Depois do SBT se destacar no ano passado com o game Casa dos Artistas, a Globo volta a sobrar na mais abrangente eleição sobre o universo televisivo nacional. A emissora abocanhou 21 das 31 categorias de Melhores e foi considerada a pior em apenas 8 das 29 categorias. O destaque entre as produções da Globo foi O Clone. Mesmo deixando de ser exibida no meio de 2002, a novela venceu em cinco categorias: "Melhor Novela", "Melhor Autor", "Melhor Atriz", "Melhor Atriz Coadjuvante" e "Melhor Diretor". A produção assinada por Glória Perez e Jayme Monjardim fez comer poeira Esperança que, embora esteja no ar, só apareceu na primeira colocação nas categorias "Melhor Ator", graças ao carisma de Raul Cortez, e "Atriz Revelação", vencido pela excelente Eliana Guttman. A Globo foi soberana na área da dramaturgia em 2002, pois ganhou em dez das 20 categorias na eleição dos "Melhores & Piores".

Já o SBT ainda não conseguiu agradar com as suas produções em parceria com a mexicana Televisa. Tanto que Marisol foi responsável pela emissora aparecer como pior em quatro das seis categorias da área de dramaturgia. O SBT, no entanto, foi quem mais apareceu como melhor após a onipresente Globo. A emissora do Dono do Baú foi considerada a melhor em três categorias. O desenho Os Simpsons e o game Show do Milhão venceram novamente em suas categorias. A surpresa foi Marília Gabriela, considerada a Melhor Apresentadora da Linha de Shows. Mas o SBT também chama a atenção por ter sido a emissora que mais teve votos como pior. Ao todo foram nove. Mesmo assim, seu desempenho em 2002 foi melhor que no ano passado, quando foi considerada a pior em 11 categorias. Na verdade, o SBT insiste em produções já consideradas piores em eleições anteriores. O Sabadão, por exemplo, foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como Pior Programa Musical.

No entanto, é a Globo a responsável pela produção que mais ganhou como melhor consecutivamente. É o caso do Casseta & Planeta, Urgente!, que arrebata pela sexta vez o título de "Melhor Programa Humorístico". O detalhe é que, pelo segundo ano consecutivo, a produção é a única unanimidade da eleição do "Melhores & Piores". Outro programa que se destaca este ano é o Provocações, conduzido pelo polêmico Antônio Abujamra. Em 2001, ele dividiu a categoria de "Melhor Programa de Entrevistas" com o Roda Viva, também da TV Cultura, mas este ano conseguiu se eleger sozinho como melhor da categoria. Provocações e o infantil "Ilha Rá-tim-bum" foram os únicos programas da TV Cultura que apareceram nas eleições de 2002. A Rede Brasil também foi considerada a melhor em duas categorias: "Melhor Programa Feminino", com o "Gema Brasil" de Rodolfo Bottino, e "Melhor Programa Jornalístico", com o Observatório da Imprensa, comandado pelo experiente jornalista Alberto Dines. A MTV também aparece modestamente na eleição de 2002 apenas com o Acústico MTV vencendo na categoria Melhor Programa Musical pelo segundo ano consecutivo.

Mas quem não aparece bem no "Melhores & Piores" são as emissoras Record, Band e Rede TV!. A Band, por exemplo, não venceu em nenhuma categoria e só despontou na eleição da "Pior Apresentadora" com Márcia Goldschimidt, que apresenta o apelativo Hora da Verdade. Já a Record só ganhou no quesito melhor com o enlatado Arquivo X. A emissora ainda pagou o preço de ter contratado Cláudia Cruz, considerada a "Pior Apresentadora de Jornalismo", e ainda ter sido eleita nas categorias "Pior Telejornal" e "Pior Programa Feminino". A Rede TV! também só venceu como Melhor graças à importada Betty, a Feia, considerada a "Melhor Novela Estrangeira" com quase todos os votos. Mas a emissora não foi bem na área do Telejornalismo, pois foi a primeira nas categorias "Pior Apresentador de Telejornalismo", "Pior Programa de Entrevistas" e "Pior Programa Jornalístico". A Rede TV! também foi a mais votada nas categorias "Pior Programa de Auditório" e "Pior Apresentador".

Se o ano passado vai ser lembrado pelo desabamento das torres do World Trade Center transmitido ao vivo, a televisão em 2002 marcou vários fatos ligados ao universo nacional. A seleção brasileira, por exemplo, sagrou-se pentacampeã mundial em uma Copa do Mundo vista na madrugada no Brasil, já que a competição aconteceu no Japão e Coréia do Sul. A televisão também cobriu amplamente a eleição para Presidente da República e mostrou o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva chegar ao cargo mais importante do país. O Horário Eleitoral Gratuito, aliás, rendeu à eleição o "Momento Bizarro 2002", com a atriz Regina Duarte revelando no programa de José Serra que estava com medo de Lula vencer a eleição. O ano também será lembrado pelo pegajoso casal Thyrso e Manuela, do programa global Big Brother Brasil, eleito merecidamente como a "Mala Pesada 2002".

TV Press

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade