Felipão ignora rótulo de ultrapassado e reforça condição de ídolo

Luiz Felipe Scolari assumiu o Palmeiras após a Copa do Mundo de 2010 praticamente como a última esperança da torcida, que viu treinadores como Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho fracassarem à frente do clube. A escolha por fazer o time jogar um futebol não tão vistoso e a incompatibilidade dos resultados com o alto salário fizeram com que ele fosse taxado de ultrapassado.

Felipão não deu bolas para as críticas e manteve a filosofia, mesmo nos momentos mais difíceis. Como no ano passado, quando João Vítor foi agredido pela torcida e ele foi acusado por Kleber de não defender os jogadores. Ou nas inúmeras discussões públicas e indiretas com o vice-presidente de futebol Roberto Frizzo.

Kleber saiu, Frizzo foi tirado dos holofotes com a chegada do gerente de futebol César Sampaio e Felipão eventualmente ganhou a confiança do grupo, principalmente após o apoio dado a Valdivia no sequestro relâmpago do início de junho. Montou uma equipe que não tem medo de dar chutão e nem vergonha de depender da bola parada de Marcos Assunção para fazer gol.

O gaúcho falhou em 2010. Deixou o Goiás reverter uma boa vantagem na semifinal da Copa Sul-Americana, mas desta vez cumpriu a principal missão. Devolveu o Palmeiras às glórias e conquistou o quinto título pelo clube.

FICHA TÉCNICA - FELIPÃO
Nome: Luiz Felipe Scolari
Data de nascimento: 09/11/1948
Local de nascimento: Passo Fundo (RS)

Títulos:
1981 – Campeonato Alagoano – CSA
1982 – Campeonato Alagoano– CSA
1987 – Campeonato Gaúcho – Grêmio
1989 – Copa do Emirado do Kuwait – Qadsia
1991 – Copa do Brasil – Criciúma
1994 – Copa do Brasil – Grêmio
1995 – Campeonato Gaúcho e Copa Libertadores – Grêmio
1996 – Campeonato Gaúcho, Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana – Grêmio
1998 – Copa Mercosul e Copa do Brasil – Palmeiras
1999 – Copa Libertadores - Palmeiras
2000 – Torneio Rio-São Paulo – Palmeiras
2001 – Copa Sul-Minas – Cruzeiro
2002 – Copa do Mundo – Seleção Brasileira
2009 – Campeonato Uzbeque – Bunyodkor
2012 – Copa do Brasil – Palmeiras