Luxemburgo finalmente conquista Carioca
pelo clube de coração

Jogador do Flamengo nos anos 70, Luxemburgo nunca escondeu de ninguém que torcia pela equipe da Gávea. O técnico, um dos mais vitoriosos do futebol brasileiro, já havia passado pelo clube como treinador em 1991 e em 1995, mas sem deixar muitas saudades. Faltava um título de expressão pelo time de coração. E ele veio em 2011.

Em outubro de 2010, Luxemburgo aceitou o desafio de comandar seu time de coração pela terceira vez. Depois de salvar o Flamengo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o treinador foi recompensado pela diretoria com as contratações de Ronaldinho e Thiago Neves.

Com os reforços, o time rubro-negro pode não ter apresentado um futebol vistoso, mas o treinador conseguiu montar uma equipe regular e, acima de tudo, eficiente, capaz de vencer os dois turnos do Campeonato Carioca (o primeiro deles com 100% de aproveitamento) de forma invicta.

Jogador de pouco destaque, Luxemburgo tornou-se um dos principais técnicos do futebol brasileiro. Em 1983, iniciou a carreira de treinador no Campo Grande-RJ, alcançando sua primeira grande conquista sete anos depois, quando foi campeão paulista pelo Bragantino, time do interior.

Credenciado pelo título estadual, Luxemburgo teve sua primeira passagem pelo Flamengo em 1991. Contudo, o treinador só voltaria a se destacar em 1993, ano em que, no comando de um Palmeiras cheio de jogadores renomados, conquistou o Campeonato Paulista – acabando com um jejum de 17 anos do clube alviverde sem títulos estaduais -, o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o treinador repetiu a dose no Paulista e no Brasileiro.

Em 1995, no centenário do Flamengo, o já consagrado Luxemburgo foi tentar a sorte pela segunda vez em seu time de coração. Entretanto, depois de conquistar a Taça Guanabara, a equipe de Sávio, Romário e Edmundo perdeu o Campeonato Carioca para o Fluminense (com um gol de barriga de Renato Gaúcho). Luxemburgo entrou em conflito com Romário e acabou deixando o clube para seguir para o Paraná.

De volta ao Palmeiras em 1996, Luxemburgo comandou uma equipe que contava com Rivaldo, Cafu, Muller e Luizão, vencendo o Campeonato Paulista com mais de 100 gols marcados. Na Copa do Brasil, porém, o time caiu na final diante do Cruzeiro.

Depois de uma passagem pelo Santos – na qual conquistou o Torneio Rio-São Paulo – Luxemburgo chegou ao Corinthians em 1998. Neste ano, foi vice-campeão paulista, conquistou o Campeonato Brasileiro pela terceira vez e ainda foi contratado para substituir Zagallo no comando da Seleção Brasileira.

Pelo time verde e amarelo, Luxemburgo venceu a Copa América de 1999 e o Pré-Olímpico de 2000, mas acabou demitido após a eliminação da equipe sub-23 nas quartas de final da Olimpíada de Sydney. Nesta época, além de lidar com a saída da Seleção, o treinador viu seu nome envolvido em denúncias de sonegação fiscal e falsidade ideológica.

A volta por cima do treinador ocorreu em 2001 com a conquista de mais um título paulista, desta vez pelo Corinthians. Dois anos depois, Luxemburgo foi o primeiro treinador brasileiro a conseguir a Tríplice Coroa – pelo Cruzeiro, venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, o primeiro de pontos corridos da história.

Após a eliminação do Cruzeiro da Libertadores de 2004, Luxemburgo partiu para o Santos e venceu o Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva. Dias após o triunfo, o treinador foi contratado para comandar o Real Madrid, na época conhecido como time “galáctico” por contar com estrelas como Ronaldo, Zidane, Beckham, Raúl, Figo e Roberto Carlos. A passagem pela Espanha terminou em dezembro de 2005, sem títulos.

Em 2006, o técnico voltou ao Santos e conseguiu levar a equipe ao bicampeonato paulista (2006 e 2007), competição que o clube não vencia desde 1984. Em 2008, já no Palmeiras, Luxemburgo conquistou o tricampeonato estadual. Demitido do clube alviverde em junho de 2009, o técnico passou sem sucesso pelo Santos . Já em 2010, conquistou o título mineiro pelo Atlético-MG antes de acertar sua volta ao Flamengo, em outubro.

Ao contrário das suas outras duas passagens pela Gávea, dessa vez Luxemburgo conseguiu dominar os egos do elenco e transformar a presença de astros como Ronaldinho e Thiago Neves em resultados concretos, conquistando finalmente o Campeonato Carioca pelo seu clube do coração.

Ficha técnica

Nome: Vanderlei Luxemburgo da Silva
Data de Nascimento: 10 de maio de 1952
Local de Nascimento: Nova Iguaçu (RJ)

Títulos:

1983: Campeão Capixaba – Rio Branco-ES
1989: Campeonato Brasileiro – Série B – Brangatino-SP
1990: Campeonato Paulista – Bragantino
1993: Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro – Palmeiras
1994: Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro – Palmeiras
1996: Campeonato Paulista – Palmeiras
1997: Torneio Rio-São Paulo - Santos
1998: Campeonato Brasileiro – Corinthians
1999: Copa América – Seleção Brasileira
2000: Torneio Pré-Olímpico – Seleção Brasileira
2001: Campeonato Paulista – Corinthians
2003: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro
2004: Campeonato Brasileiro – Santos
2006: Campeonato Paulista – Santos
2007: Campeonato Paulista – Santos
2008: Campeonato Paulista – Palmeiras
2010: Campeonato Mineiro – Atlético-MG
2011: Campeonato Carioca – Flamengo

Clubes nos quais trabalhou:

Seleção Brasileira;
Campo Grande-RJ, Rio Branco-ES, Friburguense-RJ, Democrata-MG, América-RJ, Bragantino-SP, Flamengo-RJ, Guarani-SP, Ponte Preta-SP, Palmeiras-SP, Paraná-PR, Santos-SP, Corinthians-SP, Cruzeiro-MG, Real Madrid-ESP e Atlético-MG

Foto: Vip Comm