Após "vexame Tolima" e título brasileiro, Tite coroa trajetória e conquista torcida

Quem apostaria que, um ano depois de ser eliminado na fase preliminar da Libertadores 2011 diante do Tolima, Tite estaria comemorando a inédita conquista do mesmo campeonato pelo Corinthians? A trajetória do treinador na equipe alvinegra quase terminou após aquela derrota, mas, mantido no cargo, o gaúcho de 51 anos recompensou a confiança da diretoria com conquistas do mais alto calibre, montando um time sólido e conquistando de vez uma das maiores torcidas do País.

Por trás do discurso rebuscado e ponderado, Tite é um homem que pensa o jogo como poucos fazem no Brasil. Com um elenco de qualidade, mas sem nomes estelares, ele formou uma equipe competitiva, consciente e aplicada, que tem sua força no jogo coletivo. E o treinador teve trabalho: com a dispensa de Adriano, a má fase de Liedson e a pouca confiança dada a Elton, ele precisou inventar um time que jogasse sem centroavante.

A base do Corinthians, hoje, é conhecida. Uma linha de quatro defensores, e logo à frente a insubstituível dupla de volantes formada por Ralf e Paulinho. Abertos pelos lados, defendendo e atacando, os incansáveis Jorge Henrique e Emerson. Na frente, revezando-se nas tarefas de armar o jogo e entrar na área para finalizar, Alex e Danilo. Todos marcam e todos jogam; em um time sem grandes nomes, as individualidades ficam em segundo plano.

Se Tite já foi contestado no Corinthians, hoje ele é unanimidade. O técnico entra para a história do clube como o homem a dar à torcida o título mais desejado, cobiçado por anos a fio. A coroação máxima de um trabalho que o consolida definitivamente entre os principais treinadores em atividade no futebol brasileiro.

FICHA TÉCNICA - TITE
Nome: Adenor Leonardo Bacchi
Data de nascimento: 25/05/1961
Local de nascimento: Caxias do Sul (RS)

Títulos:
1993 - Campeonato Gaúcho (2ª divisão) – Veranópolis
2000 - Campeonato Gaúcho - Caxias
2001 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
2001 - Copa do Brasil - Grêmio
2008 - Copa Sul-Americana - Internacional
2009 - Campeonato Gaúcho - Internacional
2011 - Campeonato Brasileiro - Corinthians