1987

Surgimento do Clube dos 13 e polêmica Copa União

Fundado em julho de 1987 para defender os interesses políticos e comerciais das maiores agremiações do futebol nacional, o Clube dos 13 assumiu a responsabilidade pela organização do Campeonato Brasileiro daquele ano, já que a CBF (até então presidida por Octávio Pinto Guimarães) passava por sérios problemas financeiros e administrativos. Surgiu assim a Copa União, disputada entre os times mais populares do País, o que diminuiria, em tese, os prejuízos dos anos anteriores.

Os fundadores da associação foram Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia, que representavam 95% dos torcedores brasileiros na época. A pedido da CBF, foram incluídos Santa Cruz, Goiás e Coritiba, sem critério técnico para a escolha. A ideia deu certo em termos de arrecadação, com grande média de público (20.877 pagantes por jogo).

De fora da organização do torneio, a CBF voltou atrás e criou o que ficou conhecido como o módulo amarelo, que teve 16 outros clubes e o Sport como seu campeão em final contra o Guarani. A entidade máxima do futebol brasileiro designou que teria de haver um cruzamento entre os dois, além de Flamengo e Internacional em um quadrangular, para que fosse definido o real campeão.

Discordantes, Flamengo e Internacional se negaram a jogar o quadrangular decisivo, o que fez a CBF anunciar Sport como o campeão e o Guarani vice. Em 1988, estes dois clubes inclusive representaram o Brasil na Copa Libertadores. Mais de 23 anos depois, a entidade voltou atrás na decisão e decidiu oficializar a conquista do time carioca, mantendo a equipe de Pernambuco também como vencedora.




Foto: Gazeta Press