CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Segunda-feira, 15 Abril de 2002, 22h51
terraesportes@terra.com.br

No Salão da Fama


Que boa coincidência! Na última quarta-feira, esta coluna lançou a proposta da criação de um Salão da Fama do basquete brasileiro. Uma utopia, diante da realidade atual do esporte no país, admito. Mas, agora, acabo de receber a notícia de que Hortência foi indicada para o Women's Basketball Hall of Fame, o Salão da Fama do basquete feminino nos EUA.

Nada mais justo para quem já foi chamada pelo The New York Times como a "Rainha do Basquete", durante os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. O que mais se pode dizer de Hortência? Esta coluna já fez muitas críticas à carreira da empresária Hortência. Mas, dentro da quadra, só podemos dizer: Deus salve a rainha!

Confesso também que me surpreendi com o salão da fama feminino. A princípio, a informação divulgada pela própria assessoria de Hortência citava um Hall of Fame da WNBA, a liga profissional criada e mantida pela famosa NBA. Mas, essa, de fato, não existe.

O que existe é um Salão da Fama do basquete feminino norte-americano, especialmente dedicado às mulheres, mas que tem também homenagens a técnicos, como é o caso de Van Chancellor, tetracampeão da WNBA pelo Houston Comets.

O salão mais famoso é o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, que leva o nome do inventor do basquete, o canadense James Naismith. Sua sede fica em Springfield, Massachusetts. E tem também seu site oficial em www.hoophall.com ou www.basketballhalloffame.com .

Quem quiser mais detalhes sobre o local onde o nome de Hortência passará a frequentar pode acessar o site oficial www.wbhof.com . Lá, o internauta irá encontrar belas fotos do prédio erguido em Knoxville, no Tennessee, onde o salão existe desde 1999.

Também será possível conhecer as outras sete norte-americanas que serão homenageadas, ao lado de Hortência, na cerimônia que está prevista para os dias 26 e 27 deste mês.

Clonagem virtual
Quem acessar o reformulado site da Federação Paulista de Basquete (www.fpb.com.br) pode até levar um susto. A nova apresentação lembra muito o site oficial da Fiba (www.fiba.com), a Federação Internacional de Basquete Amador. Há, inclusive, uma imagem de três jogadores disputando uma bola, exatamente igual àquela que pertence ao site da entidade mundial.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos