Abebe Bikila

Adhemar Ferreira da Silva

Alain Prost

Ayrton Senna

Babe Ruth

Bjorn Borg

Cy Young

Diego Armando Maradona

Eddy Merckx

Éder Jofre

Franz Beckenbauer

Janet Evans

Jesse Owens

Jim Thorpe

Joe DiMaggio

Joe Montana

Juan Manuel Fangio

Julio César Chávez

Julius Erving

Klaus Dibiasi

Maria Esther Bueno

Mark Spitz

Martina Navratilova

Michael Jordan

Miguel Indurain

Muhammad Ali

Nadia Comaneci

Niki Lauda

Oscar

Pelé

Sergei Bubka

Steffi Graf

Teófilo Stevenson

Wayne Gretzky

Wilt Chamberlain


Automobilismo: Alain Prost

Para alguns representou a inteligência ao volante. Para outros era o candidato ideal para igualar e superar o recorde de cinco campeonatos mundiais do argentino Juan Manuel Fangio.

Para o mundo automobilístico, a saída do francês Alain Prost em 1993, depois de conquistar seu quarto título mundial, encerrou a página de um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1. Em 13 anos de carreira na categoria máxima, o francês Alain Prost conquistou quatro campeonatos mundiais, em 1985, 1986, 1989 e 1993 e entre os seus recordes estavam 51 vitórias em 199 Grandes Prêmios, com um total de 798.5 pontos.

Alain Marie Pascal Prost, conhecido com "O Professor", nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em Loire, localidade perto de Saint-Chamond, França. Em 1973 ganhou o Campeonato French Junior Karting e o European Junior Karting, além de terminar em 14 lugar no campeonato mundial de kart, especialidade onde o francês iniciou sua carreira esportiva.

Depois de seus campeonatos na Fórmula Renault e na Fórmula 3 Européia, Prost estreou na Fórmula 1 em 13 de janeiro de 1980, com um sexto lugar no Grande Prêmio da Argentina, com a escuderia da McLaren, entre figuras como Alan Jones, Gilles Villeneuve, Jacques Laffite e Elio de Angelis. Na temporada seguinte mudou para a escuderia da Renault e conseguiu sua primeira vitória no circuito de Dijón, no Grande Prêmio da França, em 7 de maio de 1981.

Em 1983, o seu último pela Renault, Alain alcançou o subcampeonato na última campanha da era Turbo, antes de voltar para escuderia McLaren para começar a dinastia da equipe de Ron Dennis na década de 80. Prost subiu em sete ocasiões ao lugar mais alto do pódio, para dominar a temporada de 1984 com o austríaco Niki Lauda, que ganhou o título mundial.

Mas, no Grande Prêmio de Mônaco, Alain conheceu debaixo da chuva de Montecarlo a qualidade de um jovem piloto brasileiro, Ayrton Senna da Silva, quem se tornaria anos mais tarde seu companheiro de equipe, mas acima de tudo seu principal rival nas pistas. Com seu estilo pessoal de fazer corridas inteligentes, Prost ganhou os campeonatos mundiais de 1985 e 1986 que o colocou como um dos melhores pilotos daquele momento, mas Prost teria pela frente a prova mais difícil de sua carreira: Senna.

Depois de três anos com a Lotus, Senna, chegou a McLaren sob a sombra do bicampeão Prost. Alain ganhou em sete ocasiões e a McLaren teve uma temporada quase perfeita se impondo em 15 de 16 competições. Naquele ano, se considerava apenas os 11 melhores Grande Prêmios e Senna conquistou seu primeiro campeonato, com 90 pontos, ainda que no total dos resultados, Prost tenha obtido mais pontos que seu colega de equipe.

Em 1989, Prost ganhou seu terceiro campeonato em uma das corridas de Fórmula 1 mais polêmicas da história. Prost e Senna bateram na última volta do circuito de Suzuka. Enquanto Alain desceu de seu carro, Senna foi empurrado e voltou a corrida, mas foi desclassificado por essa manobra. Em 1990 Prost vai para a Ferrari e em 1992 e decide não participar do mundial. A escuderia Williams oferece uma vaga e, em 94, ele volta para ganhar o seu quarto e último campeonato antes de anunciar sua saída definitiva como piloto.

Desde 1997, Prost começou uma nova aventura na Fórmula 1 ao criar a sua própria escuderia, com o propósito de seguir buscando mais recordes no mundo da velocidade.


Ricardo Roura / Reforma

versão Patrícia Fook