Abebe Bikila

Adhemar Ferreira da Silva

Alain Prost

Ayrton Senna

Babe Ruth

Bjorn Borg

Cy Young

Diego Armando Maradona

Eddy Merckx

Éder Jofre

Franz Beckenbauer

Janet Evans

Jesse Owens

Jim Thorpe

Joe DiMaggio

Joe Montana

Juan Manuel Fangio

Julio César Chávez

Julius Erving

Klaus Dibiasi

Maria Esther Bueno

Mark Spitz

Martina Navratilova

Michael Jordan

Miguel Indurain

Muhammad Ali

Nadia Comaneci

Niki Lauda

Oscar

Pelé

Sergei Bubka

Steffi Graf

Teófilo Stevenson

Wayne Gretzky

Wilt Chamberlain


Beisebol: Joe DiMaggio

Um dos símbolos máximos do New York Yankees, elegante sobre o diamante, deixou uma marca quase impossível de ser superada: seus 56 jogos consecutivos sem ser eliminado da posição de rebatedor. Joe DiMaggio deixou um legado que o diferencia como o jogador com mais classe dentre um grupo incomparável de esportistas na história do mais importante time de Nova York.

Joe e seus irmãos Vince e Dom, originários da região de São Francisco, formaram o trio de irmãos mais famosos das ligas de beisebol dos Estados Unidos. Vince e Dom eram jogadores eficientes, mas Joe tinha um talento especial, jogando dez campeonatos norte-americanos com os Yankees de 1936-1951. Ninguém jogou beisebol como Joe DiMaggio. Quando tinha 18 anos e jogava com os Seals de São Francisco, na liga do Pacifico, rebateu durante 61 jogos consecutivos.

Sem dúvida, é sua sua a seqüência de rebatidas em 56 partidas em campeonatos norte-americanos em 1941 que constitui um recorde, que provavelmente jamais vai ser superado. Durante seis desses jogos, manteve a seqüência na sua última chance de rebater. DiMaggio foi eleito por três vezes o melhor jogado da liga americana e eleito para o Salão da Fama (Hall of Fame) do beisebol em 1955, apenas quatro anos depois de aposentar-se.

Sem dúvida, a maior qualidade de DiMaggio era sua grande habilidade para rebater. O estilo e a classe com que rondava o campo do Yankees foi o símbolo de sua vida. DiMaggio era tranqüilo e com um bom senso de humor, de acordo com as pessoas que o conheciam bem. Era uma super estrela original com estilo, com roupas de cor escura e cabelo bem curto. Seu primeiro casamento foi com a atriz Dorothy Arnold, mas foi o segundo, com Marilyn Monroe que o tornou ainda mais famoso.

Para Dimaggio foi difícil administrar tanto assédio dos americanos para com Marilyn Monroe. Reportagens daquela época o descreviam como "extremamente ciumento". A união durou apenas nove meses até que DiMaggio pedisse o divórcio por motivos de "crueldade mental" e "conflitos profissionais". Apesar do triste fim de seu casamento, DiMaggio foi, dos ex-maridos de Marilyn, o mais devotado depois de sua morte em 1962. Foi visto com destaque no seu funeral e visitava seu túmulo com regularidade. Apesar de um casamento mal sucedido, DiMaggio mostrou a classe que dominava sua vida e sua carreira no beisebol.

Talvez Joe DiMaggio não fosse tão agressivo como Babe Ruth, ou divertido como Mickey Mantle, mas ele tinha uma presença própria que o marcou como os outros, uma super estrela sob todos os aspectos. Em termos de estatísticas, talvez Ruth ou Mantle tenham sido os maiores Yankees de todos os tempos. Mas quando se trata de pontos com estilo, DiMaggio foi o melhor desde o primeiro dia que pisou no campo. Essa é um sequência que se estenderá por muito mais que 56 jogos.

Principais conquistas na carreira:

Melhor jogador da liga norte-americana: em 1939, 1941 e 1947;
Campeão de rebatidas na liga norte-americana: em 1939 (381) e 1941 (352);
Recordista de corridas da liga norte-americana: Em 1941(125) e 1948 (155);
Recordista de bases alcançadas na liga norte-americana: Em 1937 (418); 1941 (348) e 1948 (355);
Sequência de batidas de 61 jogos seguidos rebatendo: de 28 de maio a 25 de julho de 1933, com São Francisco na Liga da Costa do pacifico (ligas menos importantes);
Seqüência de 56 jogos seguidos rebatendo: de 15 de maio a 17 de julho de 1941;
Campeonatos norte-americanos: ganhou 9 das 10 que disputou;
Eleito para o Salão da Fama de Cooperstown: 1955;


El Norte

versão Patrícia Fook