CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF retoma organização do Brasileirão-2002
Segunda-feira, 08 Abril de 2002, 23h46
Atualizada: Segunda-feira, 08 Abril de 2002, 23h49

Rio - Os Federações e a CBF oficializaram nesta segunda-feira a guerra com as ligas, ao impor restrições ao seu funcionamento e assumir a organização do Campeonato Brasileiro.

Os dirigentes se reuniram na Granja Comary, em Teresópolis e saíram afirmando que contam com o apoio da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão de todas as competições. Os clubes fazem a ameaça de uma desfiliação em massa.

Com a presença de todos os presidentes de federações e de Ricardo Teixeira, a Assembléia Geral da CBF modificou a Resolução de Diretoria 13/01, que regula as ligas. O texto tira qualquer poder das ligas, ao condicionar todas as suas decisões e funcionamento à aprovação da CBF.

No artigo 4, parágrafo único, a CBF retoma a realização do Brasileiro de 2002, que tinha cedido à liga na elaboração do calendário quadrienal. Apenas as copas regionais, reduzidas, ficariam com as ligas. “A CBF nunca perdeu o Brasileiro”, afirmou o vice-presidente da CBF na Região Nordeste, Alfredo Nunes.

A RDI estabelece que todas as competições que as ligas organizarem vão ter que ser aprovadas pela CBF. A intenção é que as ligas se limitem a cuidar de patrocínios e negociações de cotas de TV.

O presidente da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, esteve em Teresópolis. Segundo o presidente da Federação Gaúcha, Emídio Perondi, o executivo apoiou a decisão. “Ele disse que aceitaria o que nós decidíssemos”, afirmou Perondi.

Representantes da emissora não foram encontrados para falar sobre o assunto. Se for confirmada a posição, as federações passam a contar com uma poderosa aliada, já que a Globo Esportes apoiava o calendário quadrienal.

O calendário não vai ser cumprido em 2003 se depender das federações e de Teixeira. Ainda não há uma definição, mas a intenção é fortalecer os estaduais e enfraquecer os regionais. Há a possibilidade de se aumentar o Brasileiro, mas as federações resistem à idéia, preferindo mantê-lo apenas no segundo semestre.

L! Sportpress

 

 VEJA AINDA
CBF
Teixeira diz que conversou sobre Seleção com Romário
CBF ganha batalha por assessor na Copa
Liga do Nordeste vai bater de frente com a CBF
Federações fazem assembléia geral na segunda
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade