CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clube chileno mantém protestos contra Israel
Quinta-feira, 04 Abril de 2002, 15h23

Santiago do Chile - O clube Palestino, da primeira divisão chilena, continuará a fazer manifestações contra o sofrimento desse povo do Oriente Médio, apesar da proibição estabelecida pela Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), confirmaram seus dirigentes.

"O Palestino é contra o genocídio", ressaltou o presidente do clube, Nicolás Abuawad, em declarações ao jornal "Las Ultimas Noticias". A ANFP baseou a decisão de proibir as manifestações em uma regra da Fifa que não permite atos políticos nos estádios ou encontros de futebol.

"A Palestina resiste", "Paz e justiça para a Palestina", "Jerusalém, capital da Palestina" dizem alguns dos cartazes que levam os torcedores da equipe.

Os dirigentes fozram obrigados a comparecer ao Tribunal de Disciplina da ANFP para dar explicações. "Eu fui e expus minhas razões. Acho que entenderam que isto não tem a ver com situações políticas nem religiosas, mas é algo muito particular, pois são os nossos parentes que estão morrendo no Oriente Médio", ressaltou Nicolás Abuawad.

O Palestino "representa a colônia do povo palestino e hoje o povo palestino está sendo massacrado pelo Exército de Israel. O minuto de silêncio (respeitado pela equipe durante as partidas) é por nossa gente, por nossos familiares", acrescentou.

No Chile vivem aproximadamente 500 mil pessoas de origem palestina, que tradicionalmente conviveram em harmonia com a colônia judaica, menos numerosa.

A comunidade palestina chilena, a mais numerosa de América Latina, participou ativamente na luta por um Estado palestino e inclusive há alguns que são deputados no Congresso Nacional Palestino ou têm cargos na Autoridade Nacional Palestina (ANP).

As manifestações no estádio despertaram apreensões entre alguns judeus, que temem o fim das boas relações que sempre existiram entre ambas comunidades, o que foi descartado por Abuawad.

"Não há nenhum problema, nós sempre pedimos paz para o Oriente Médio e nisso incluímos o povo israelense", disse o dirigente, em cuja opinião o processo de paz estava bem encaminhado, "mas chegou este senhor (Ariel) Sharon, que está apagando tudo com o cotovelo".

Efe

 

 VEJA AINDA
Futebol sul-americano
Craque argentino pagou US$ 160 mil para liberar irmão
Irmão de craque argentino é libertado
Grêmio perde do lanterna no Peru
Árbitros do Uruguai ameaçam entrar em greve
Veja lista completa
Futebol Chileno
Falido, time chileno ganha fôlego
Colo Colo está perto de ser vendido
Os gols de São Caetano x Cobreloa pela Libertadores
Presidente chileno injeta dinheiro no Colo Colo
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Governo espanhol multa e interdita estádio do Betis
Atacante quebra o pulso em casa e pára de jogar
Atriz se transforma em Beckham
'Chapéu' na Fifa faz Santos perder US$ 7 milhões
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade