CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Estaduais
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre ‘Leonardo da Vinci’ do futebol brasileiro
Sexta-feira, 08 Fevereiro de 2002, 08h11
Atualizada: Sexta-feira, 08 Fevereiro de 2002, 11h05

Rio - Zizinho, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, morreu na madrugada desta sexta-feira. O ex-jogador, de 79 anos, teve problemas de coração e acabou não resistindo. Ele morreu na casa de sua filha, no Ingá, em Niterói.

O atleta é considerado por muitos o mais completo jogador brasileiro depois de Pelé, tanto que o Rei tinha no meia não só um dos seus grandes ídolos, mas também um exemplo. O talento e a criatividade na armação de jogadas, combinada com a valentia, logo fizeram de Zizinho um dos jogadores mais completos do futebol brasileiro. Aliava dribles perfeitos com uma inteligência em campo bem acima da média, além de ser capaz de desarmar com perfeição e concluir com maestria. Sua fama atravessou fronteiras. Foi comparado pelo jornalista italiano Giordano Fattori a Leonardo da Vinci. Segundo Fattori, o craque era capaz de criar obras-primas com os pés.

Thomaz Soares da Silva nasceu em Neves, subúrbio de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1921. Começou jogando em pequenos times amadores na região de Niterói até que, em 1937, foi convidado a participar de uma seleção niteroiense. Destacou-se em uma partida contra o Fluminense e passou a chamar a atenção de vários clubes, como Bangu, Madureira e Bonsucesso. No entanto, o interesse esbarrou na falta de dinheiro.

Seu grande sonho era jogar no América, clube do qual era torcedor, mas não foi aprovado. Foi indicado para o São Cristóvão. Ao driblar o médio Afonsinho, levou uma pancada no joelho e resolveu não mais voltar. Partiu então para tentar a sorte no Flamengo, onde faria só um teste. Sua atuação chamou a atenção do então técnico Flávio Costa e Zizinho acabou contratado por 700 mil réis.

Zizinho começou a escrever seu nome entre os grandes do futebol. Logo recebeu o apelido de "Mestre Ziza" . Foi um dos heróis do primeiro tricampeonato do Flamengo, em 42, 43 e 44. Era respeitado até mesmo por adversários. Viveu sua grande fase na década de 40, sendo titular de todas as Seleções Brasileiras. Com a camisa amarela conquistou o título do sul-americano de 1949.

Em 1950, porém, os deuses do futebol viraram-lhe as costas. No dia 16 de julho sofreu a maior decepção de sua carreira. Zizinho era o comandante da Seleção Brasileira que ficou marcada pela inesperada derrota para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. Como amargo consolo, foi eleito o melhor jogador daquele Mundial. Ao todo, foram 31 gols em 54 jogos pela Seleção.

“Perdi o rumo de casa. Morava em Niterói. Até o dia seguinte, eu não sabia bem se tinha atravessado de barca ou de carro. O que me dói é que, respeitosamente, é verdade, perguntam-me, até hoje, porque perdi a Copa do Mundo”, disse Zizinho sobre a fatídica derrota.

Naquele mesmo ano acabou sendo negociado pelo Flamengo. O Bangu pagou 800 mil cruzeiros pelo craque, chocando a torcida rubro-negra. Continuou exibindo sua classe, mas não conseguiu levar o alvirrubro da Zona Oeste carioca ao título. Em 57 foi contratado pelo São Paulo e ajudou o Tricolor a conquistar o Campeonato Paulista daquele ano, um título que estava quase perdido.

Nesta época, já era tratado pelos companheiros como "Seu Zizinho". Pensou em parar no ano seguinte, mas o amor pela bola o levou ao Chile, onde atuou pelo Audax Italiano. Encerrou sua brilhante carreira em 1962, pouco antes da Copa do Mundo disputada naquele país.

L! Sportpress

 

 VEJA AINDA
Seleção
Selecionáveis voltam ao Timão contra o América
Romário passa no primeiro vestibular de Felipão
Rogério Ceni silencia sobre a Seleção
Cafu espera mais moleza na Copa que nas Eliminatórias
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade