CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipão prefere Dunga a Pelé para ser penta
Terça-feira, 18 Dezembro de 2001, 21h38
Atualizada: Terça-feira, 18 Dezembro de 2001, 22h06

Reuters
O técnico Luiz Felipe Scolari

São Paulo - A receita para um título mundial de futebol na versão Luiz Felipe Scolari inclui padrão de jogo variável de acordo com os adversários, uma organização logística impecável, treinamentos físicos individualizados, convocação oficialmente sem vetos e uma atitude vencedora.

Coloque tudo isso numa panela de jogadores amigos do técnico, acrescente uma pitada de liderança dentro de campo e corra para o abraço.

Detalhe: alguns ingredientes podem ser substituídos. Se você não tiver um líder nato como Dunga, em 1994, é possível formar um substituto.

``Quando tu não tens um líder, tenta fazer um. O Émerson já é líder dentro da Roma, e também é uma pessoa bem ouvida na Seleção. O Roque Júnior é um jogador muito inteligente, culto, mas tem que saber se ele quer (ser líder)'', afirmou. ``Tem jogadores que não foram chamados porque vinham de lesão e que têm uma liderança fantástica, como é o caso de César Sampaio''.

94 NO LUGAR DE 70 - O time será, como todos já sabem, inspirado na Seleção do tetra, de Dunga e Romário, e nunca na do tri, de Pelé, Tostão, Gérson e Rivelino. ``A determinação e o trabalho do (técnico Carlos Alberto) Parreira em 94 devem ser enaltecidos para o resto da vida. Ele mostrou o que é ser determinado dentro de um esquema e acreditou em seu trabalho”, disse.

Parreira conquistou o tetra na Copa dos EUA sem mudar o esquema de jogo durante o campeonato e sem interferir na liberdade de Romário. Felipão dificilmente levará o artilheiro e deve variar esquemas táticos durante o Mundial.

``Vai depender do posicionamento do adversário. Se tenho jogadores que possam mudar de características -- por exemplo, um que seja terceiro zagueiro mas possa jogar como volante -- vou trabalhar isso durante os treinos. É provável que tenha mais que 11 titulares, mas se conseguir achar 11 jogadores com alternativas táticas... vou manter (o time)”, falou.

Romário adoraria tentar mais um título e se encaixaria perfeitamente no esquema de preparação física individualizado que Felipão quer adotar.

``Vamos fazer um trabalho quase que pessoal ou para grupos de quatro ou cinco jogadores. Teremos atletas que vão jogar até o dia 12 (de maio). Eles estarão esgotados fisicamente e até mentalmente, e aí entra um trabalho de manutenção, de inteligência, para colocá-los em boas condições'', afirmou.

Alguns lamentam que o Baixinho polêmico não faça parte da ''panelinha'' do Felipão. Os amigos fiéis terão prioridade na convocação para um grupo de 23 jogadores dos quais ``15 ou 16 já estão escolhidos''.

Luiz Felipe acha que só um time de irmãos pode ir, ver e vencer. ``As equipes que têm um bom grupo, sem estrelas, bem organizadas, estão chegando na frente, e nas seleções também acontece isso... é preciso doação do atleta para o companheiro, para a equipe. Tem que formar uma família. Em termos de clube, a gente chama isso de panela."

Reuters

 

 VEJA AINDA
Seleção
Felipão descarta “futebol alegre” e jogadores do Azulão
Técnico do Furacão recebe ligação de Felipão
Felipão diz que planejamento para a Copa está quase pronto
Felipão aposta em sucesso sul-americano no Mundial
Veja lista completa
Mundial2002
Felipão descarta “futebol alegre” e jogadores do Azulão
Fifa vai investir US$ 123 milhões no Mundial de 2002
Felipão diz que planejamento para a Copa está quase pronto
Campeão do mundo receberá US$ 7,5 mi da Fifa
Veja lista completa
Felipão
Felipão descarta “futebol alegre” e jogadores do Azulão
Técnico do Furacão recebe ligação de Felipão
Felipão diz que planejamento para a Copa está quase pronto
Felipão aposta em sucesso sul-americano no Mundial
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade