Rio - Além da definição dos oito cabeças-de-chave para os grupos da Copa do Mundo de 2002 (Japão e Coréia do Sul, anfitriões, França, atual campeã, Brasil, Argentina, Itália, Alemanha e Espanha), algumas regras do sorteio da chaves também foram definidas. O evento será realizado neste sábado em Busan, na Coréia do Sul, às 8h (de Brasília) com a acompanhamento online do Terra Esportes. As seleções sul-americanas não poderão se enfrentar na primeira fase e cada chave só poderá ter, no máximo, dois países europeus.
Na primeira etapa do sorteio, será definido para qual das oito chaves, de A a H, cada cabeça-de-chave irá. Já definidos, o Japão no grupo H, jogando em Saitama, Yokohama e Osaka; a Coréia do Sul no Grupo D, com jogos em Busan, Daegu e Incheon; e a França, que deve ir para o Grupo A, fazendo a partida de abertura em Seul, e as demais em Busan e Incheon.
Depois da definição dos cabeças-de-chave em seus respectivos grupos, serão sorteadas oito das onze seleções européias (Bélgica, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal, Rússia, Eslovênia, Suécia e Turquia) para cada chave. Nesta etapa do sorteio, o Brasil tem as mesmas chances de pegar Inglaterra ou Eslovênia.
Após esta etapa, sobrarão três países europeus, que serão sorteados obrigatoriamente para os grupos de Brasil, Argentina, Japão ou Coréia do Sul, pois os outros grupos já contarão com duas seleções da Europa. Depois dos europeus, será a vez dos sul-americanos e dos asiáticos (Equador, Paraguai, Uruguai, China e Arábia Saudita) serem sorteadas para os cinco grupos restantes, com a observação de que duas seleções da América do Sul não podem se encontrar.
Nesta etapa, já teremos cada grupo com três seleções, restando apenas sortear os países africanos e da Concacaf (Camarões, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tunísia, Costa Rica, México e Estados Unidos) e completar as oito chaves e definir a tabela completa da Copa do Mundo.
Na pior das hipóteses, o Brasil poderá pegar Inglaterra, Portugal e Nigéria, uma possibilidade aberta nas regras do sorteio. Mas a Seleção sonha com um grupo formado por Eslovênia, China e Senegal, o que facilitaria muito a caminhada para o pentacampeonato mundial.