São Paulo – Mesmo sem ter tido uma atuação convincente ou sequer uma seqüência de jogos após sua segunda operação no joelho, o atacante Ronaldo parece ter vaga garantida na Copa do Mundo de 2002. Nesta sexta-feira, a Nike, patrocinadora do atleta e da Seleção Brasileira, anunciou que já está em fase de testes uma chuteira para o artilheiro usar no Mundial de Japão e Coreira do Sul.
Conforme contrado entre a empresa e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pela CPI do Futebol da Câmara, a empresa tem influência em convocações da Seleção Brasileira.
A chuteira, apelidada de Mercurial 02 é um modelo a partir do equipamento lançado em 1998. Segundo a empresa, Ronaldo participou do desenvolvimento do produto. A Nike disse apenas que o equipamento é para ser utilizado na Copa do Mundo e será colocado à venda no ano que vem, sem precisar quando exatamente o produto chegará ao mercado para os usuários comuns.
"A nossa idéia é fazer um produto que redefina as chuteiras de futebol. Ela vai ser inovadora em termos de peso, mas também em ajuste e toque da bola", disse Peter Hudson, designer de Futebol da Nike.
Além de Ronaldo, o equipamento deve ser usado por outros atletas patrocinados pela equipe. Entre eles os também brasileiros Denílson e Ronaldinho Gaúcho, outros que vêm sendo constantemente convocados por Luiz Felipe Scolari para a Seleção Brasileira.
"Estou contente porque mais uma vez colaborei para
o desenvolvimento de uma chuteira que vai ser usada por jogadores de nível
internacional. Com certeza, ela vai ajudar o nosso rendimento em campo.
Como da primeira vez, a Nike aperfeiçoou todos os detalhes e a chuteira é
muito leve."