CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil leva ampla vantagem no retrospecto contra o Chile
Quarta-feira, 03 Outubro de 2001, 21h52

Curitiba - O confronto entre Brasil e Chile começou cedo. O primeiro jogo foi no dia 8 de julho de 1916. Desde então as duas seleções já se enfrentaram 54 vezes, com 37 vitórias do Brasil e apenas sete do Chile. Foram 121 gols brasileiros contra 51 do Chile. As duas seleções empataram 10 vezes.

A superioridade desses 85 anos de muitos gols parece ter sido derrubada no dia 15 de agosto do ano passado, quando a seleção ainda comandada pelo técnico Wanderley Luxemburgo perdeu por goleada: 3 x 0 para o Chile, no Estádio Nacional de Santiago. Os gols foram marcados por Esay, aos 25 minutos; Zamorano aos 43, e por Salas, que também estará no jogo do dia 7, em Curitiba, aos 29 minutos do segundo tempo.

Dos jogadores convocados por Luís Felipe Scolari, cinco estiveram presentes na última derrota: o goleiro Dida, o zagueiro Edmilson, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o volante Emerson e o atacante Rivaldo.

Para Edmilson, o fato do Chile não ter mais chances de classificação para a Copa do Mundo de 2002 não quer dizer que o time não venha com vontade de jogar. ``Vontade de ganhar todo mundo tem. O que não podemos deixar é que eles cresçam durante a partida. Temos de marcar um gol logo no início para ganharmos a torcida'', disse o zagueiro do Olympique de Lyon.

Rivaldo, também remanescente da derrota por 3 x 0 para o Chile, não pensa no jogo como revanche. ``O importante é devolvermos a derrota para eles'', disse.

O atacante Marcelinho Paraíba também parece estar confiante. ``Não dá para passar na nossa cabeça outro resultado que não seja a vitória''.

Este é o primeiro jogo oficial da seleção principal do Brasil em Curitiba, embora a capital paranaense já tenha recebido sete amistosos. O primeiro foi contra o Coritiba, em 1968. Brasil 2 x 1.

A seleção voltou à cidade 10 anos depois, jogando contra um combinado paranaense. O time que tinha Leão e Rivellino venceu por 1 x 0.

Em 84 o jogo foi contra o Uruguai. No amistoso o Brasil também venceu por 1 x 0.

Dois anos depois, outro time com a camisa verde-amarela desembarcou na cidade. O Brasil, classificado para a Copa do Mundo do México, veio com Carlos; Leandro, Oscar, Edinho e Júnior; Enzo (Alemão) e Falcão; Muller (Casagrande), Zico (Sócrates), Careca e Dirceu. Mas a equipe não conseguiu vencer o Chile, que, assim como hoje, nã havia conseguido se classificar para ir à Copa. Trinta mil torcedores assistiram ao empate por 1 x 1.

Os outros jogos foram contra a seleção argentina (1 x 1), Camarões (2 x 0) e Letônia (3 x 0).

A seleção olímpica também jogou na cidade, no mesmo estádio onde será disputada a partida do próximo domingo. O jogo foi contra a Romênia e o Brasil venceu por 3 x 0.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção
Tumulto acaba com doação para carentes em treino
Jogadores da Seleção culpam pressão por treinamento fraco
Pelé ataca Felipão por volta de Ronaldo
Terra Esportes traz online Brasil x Chile
Veja lista completa
Eliminatórias Sul-Americanas
Tumulto acaba com doação para carentes em treino
Jogadores da Seleção culpam pressão por treinamento fraco
Pelé ataca Felipão por volta de Ronaldo
Terra Esportes traz online Brasil x Chile
Veja lista completa
Chile
Técnico do Chile admite que vai armar retranca contra o Brasil
Chile recebe últimos reforços para pegar o Brasil
Salas quer Chile sério contra o Brasil
Jardel esperava ser chamado para vaga de Ronaldo
Veja lista completa