CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 C. Confederações
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Monumento em homenagem ao São Paulo está abandonado
Sábado, 14 Julho de 2001, 23h19

São Paulo - Um pedaço da história do São Paulo está esquecido na Praça da Sé. O monumento que simboliza a fundação tricolor está completamente destruído. O marco foi construído em 1985 pelo então presidente do clube Carlos Miguel Aidar, hoje conselheiro do São Paulo, em comemoração aos 50 anos de fundação do clube, que surgiu no dia 16 de dezembro de 1935, na Rua Onze de Agosto, no centro da cidade.

”Foi um grande esforço conseguir construir o monumento no meio da Praça da Sé. Mas felizmente eu consegui junto à prefeitura”, afirma Aidar, que cuidou do monumento enquanto esteve na presidência.

Hoje, o mato já tomou conta do local. O símbolo do clube está jogado atrás da pedra que dava sustentação ao monumento. A placa que contém os dizeres, completamente apagada pelo tempo, foi arrancada e está escorada na pedra de sustentação. Além do mau cheiro do local, que é usado como banheiro pelos moradores de rua que ficam na Praça da Sé. O mastro no qual havia uma bandeira do São Paulo está enferrujado e com a base destruída. A flâmula tricolor já não existe mais.

Para o ex-presidente Carlos Miguel Aidar, o monumento deveria ser cuidado pela diretoria do clube e não por órgãos públicos.

”Temos que cuidar desse pedaço da história. Mas acredito que o marco tenha sido destruído por alguns vândalos”, justifica Aidar.

Mesmo estando localizado no centro de São Paulo, na Praça da Sé, poucos torcedores sabem da existência do monumento, que já soma 16 anos de inauguração.

”Monumento que comemora a fundação do Tricolor? Onde fica?”, perguntou, surpreso, o torcedor Alex Sandro Soares, 18 anos, vendedor de jóias na Praça da Sé.

Ao ser levado pela reportagem ao local, foi categórico:

”Isso é a cara do Paulo Amaral. Um clube largado e sem futuro. Esse presidente está enganando os torcedores do São Paulo”, desabafou Soares, que entende que a construção de uma redoma de plástico transparente teria evitado a destruição.

O atual presidente do São Paulo, Paulo Amaral, foi procurado pela reportagem, mas não foi encontrado na tarde de ontem.

Por outro lado, se o descaso com o monumento que simboliza a fundação do clube é grande, a diretoria tricolor mantém, no Estádio do Morumbi, um Memorial, onde estão todos os troféus, camisas, fotos, faixas e muito mais recordações desde a origem até hoje. Além de pagar tratamento médico para Leônidas da Silva, 87, grande ídolo do São Paulo.

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa São Paulo
São Paulo treina escondido para pegar o Grêmio
Futuro de Rogério pode ser definido nesta segunda
Roger pega a vaga de Rogério Ceni
Vadão quer melhor desempenho do São Paulo
Veja lista completa
Futebol Paulista
Atlético-MG vence a Portuguesa em amistoso
Inter passa fácil pelo Guarani em amistoso
Na folga, jogadores do Corinthians fazem churrascada
Inter contrata zagueiro do União São João
Veja lista completa