CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 C. Confederações
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nelsinho vai colocar São Paulo com três volantes
Quinta-feira, 21 Junho de 2001, 00h34

São Paulo - No primeiro semestre, quando Vadão era o técnico são-paulino, a equipe costumava atuar no esquema tático 3-5-2. Com a chegada de Nelsinho Baptista morrem os três zagueiros, mas nasce um volante a mais no meio campo.

Preocupado com o sistema defensivo, o novo técnico tricolor aposta em três volantes (Alexandre, Douglas e Fábio Simplício) para ganhar força na marcação sem tentar perder poder de fogo no ataque. Retranqueiro? Para os jogadores do São Paulo, não.

Marcar, roubar a bola e só assim pensar em atacar é visto por todos no elenco tricolor como o bê-a-bá do futebol. É a "máxima proteção" que entra em ação no lugar da técnica. "No futebol competitivo que temos hoje, ter uma equipe com forte marcação é o fator primordial. Você analisa o time do Grêmio, que com uma forte pegada e um rápido contra-ataque surpreendeu o Corinthians no Morumbi e ganhou a Copa do Brasil", diz Alexandre.

E não é só uma forte pegada no meio campo que a equipe ganha com a opção de três volantes. Os zagueiros, apesar de diminuírem em quantidade para dois, também agradecerão a Nelsinho Baptista pelo novo esquema tático adotado.

Se a nova forma de jogar funcionar, bola na área do São Paulo agora só se for aérea. A utilização de três volantes dificulta o toque de bola do time adversário no setor.

Outros dois pontos também são enaltecidos com o 4-4-2 com três volantes. A saída de bola e a maior agilidade do time para o contra-ataque. "Com três volantes você ganha em quase tudo, só os laterais que perdem a liberdade que tinham para atacar com o 3-5-2 que usávamos. Agora, além de termos uma maior força para roubarmos a bola, também temos mais homens no meio campo para chegarmos à frente", explica Fábio Simplício, que tem seu discurso concluído por Douglas. "O uso de três volantes dá a impressão de uma equipe recuada, mas o São Paulo nunca fugirá das suas características de equipe grande, que é sempre buscar a vitória".

O resultado da "nova" experiência só poderá ser visto no próximo sábado, quando o Tricolor estréia na Copa dos Campeões contra o Sport Recife.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
São Paulo
Botafogo pode trocar Rodrigo por são-paulino Fabiano
São Paulo desiste de contratar zagueiro da Lusa
Nelsinho corta microfone dos novos Menudos
São Caetano contrata menudo são-paulino
Veja lista completa