CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 C. Confederações
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Título confirma Corinthians como o `papão´ dos últimos anos entre paulistas
Domingo, 27 Maio de 2001, 18h21

São Paulo - A 24ª conquista do Campeonato Paulista pelo Corinthians não representa apenas mais um título regional para o Timão. A vitória ratifica o time do Parque São Jorge como a mais vencedora equipe paulista dos últimos anos. Dos últimos sete Paulistões, o Corinthians foi campeão em quatro. Somando-se a essas conquistas o bicampeonato Brasileiro em 98/99 e o título Mundial da Fifa em 2000, fica clara a superioridade corintiana. Desde 1997 o Corinthians não passa um ano sem conquistar um título de expressão.

Com o Campeonato Paulista assegurado neste domingo no Morumbi, o Corinthians abre três títulos paulistas de vantagem sobre o rival Palmeiras, que tem "apenas" 21 conquistas. O São Paulo segue com 19 e o Santos com 15. Em 1994, o Verdão conquistou seu 20º Paulistão e igualou-se ao Timão. Porém, depois disso, enquanto o Corinthians conquistou quatro campeonatos, o Palmeiras venceu apenas um.

Até a década de 90, o Alvinegro do Parque São Jorge era um time de conquistas estritamente regionais. Em 1988, conquistou o 19º Campeonato Paulista, mas não tinha no currículo nenhum título realmente importante de âmbito nacional ou internacional. Em 1990, o time comandado pelo meia Neto venceu o primeiro Campeonato Brasileiro para o Corinthians. Mas foi a partir de 95 que os melhores momentos vieram para o Timão.

Durante quase dez anos, o Corinthians assistiu passivo às glórias do São Paulo e do Palmeiras. O São Paulo dominou o futebol paulista por quase toda década de 80 e culminou com o bicampeonato mundial no início dos anos 90. O Verdão saiu da fila em 93, em cima do próprio Corinthians, e viveu quatro anos inesquecíveis. Conquistou três Campeonato Paulistas e dois Brasileiros. Em 96, um time mágico com Müller, Djalminha e Cafu, entre outros craques, foi campeão paulista invicto e encerrou um dos momentos mais gloriosos do time do Palestra Itália, momentos que ficaram conhecidos como a "segunda academia".

O Corinthians, sempre coadjuvante e derrotado nas conquistas dos rivais, percebeu que era hora de mudar. O Alvinegro do Parque São Jorge, antes atrasado administrativamente e pouco organizado, transformou-se para tornar-se competitivo. Em 95, antes mesmo das mudanças efetivas no clube, o Timão conquistou a Copa do Brasil, segundo título nacional importante do clube, e mostrou que estava pronto para crescer. Naquele ano o Corinthians ainda conquistaria o Campeonato Paulista. Pouco depois chegaram investimentos internacionais e o Timão, aos poucos, foi igualando-se aos rivais, até ultrapassá-los.

Nos últimos anos, o Corinthians alcançou e tornou inquestionável a posição de grande clube brasileiro. Wanderley Luxemburgo, técnico polêmico e inovador, foi responsável por parte da mudança de perfil do Timão nos últimos anos. Técnico das grandes conquistas palmeirense em meados da década de 90, levou o profissionalismo e o diferencial de um estrategista acostumado à vitórias para o parque São Jorge. Dentro de campo, Marcelinho já está na história do Corinthians. O meia foi peça fundamental para o Timão nas recentes conquistas, sempre marcando gols e sendo decisivo. De personalidade difícil, odiado pelos adversários, vivendo um romance de amor e desconfiança com a torcida corintiana, Marcelinho, por bem ou por mal, é o principal jogador do Corinthians nos últimos tempos.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Corinthians
Corinthians fica com o título após empate sem brilho
Botafogo-SP quer usar final como vitrine
João Carlos é o exemplo da volta por cima do Corinthians
Apesar de problemas, Luxemburgo não vai processar Atlético-PR
Veja lista completa