CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nelsinho Baptista sonha com a Copa de 2006
Sábado, 12 Maio de 2001, 01h48
Atualizada: Sábado, 12 Maio de 2001, 01h51

Campinas - No início do ano, quando recusou propostas de São Paulo e Santos, Nelsinho Baptista foi tachado como louco. Na época, disse que ficaria na Ponte Preta porque o clube era um dos favoritos ao título. Muitos riram de suas palavras. Cinco meses depois, mostrou que estava certo na aposta. E as mesmas pessoas que ironizaram o treinador já aceitam a possibilidade do inédito título da Macaca.

Domingo, a Ponte Preta enfrenta o Botafogo, em Campinas, e a vitória colocará o time na final do estadual. Em entrevista exclusiva, Nelsinho explica o porquê da confiança em seu time e revela um segredo: luta para ser lembrado como treinador da Seleção na Copa do Mundo de 2006.

Antes do Paulistão, você recebeu convites de São Paulo e Santos. Mas preferiu continuar na Ponte Preta porque dizia que o time brigaria pelo título. O que lhe dava toda essa certeza?

Nelsinho Baptista: Quando cheguei na Ponte, em agosto, a proposta foi de que a João Havelange serviria como observação. O objetivo maior era começar a formar um time que tivesse condições de ser campeão paulista. Assim, no início do ano já estávamos com o time quase pronto. Faltavam apenas duas ou três peças. Além disso, sempre acreditei na proposta da Ponte e na força do elenco. Sabia que poderíamos fazer um trabalho vitorioso. Por fim, a análise da tabela, com nove jogos dentro de casa, mostrava que o time teria grandes chances de chegar.

L!: Os jogadores da Ponte transmitem confiança no título. Ao mesmo tempo, a grande força do time está nas partidas em Campinas. Caso chegue à final, os dois jogos serão no Morumbi. Não é um fator prejudicial?

NB: De maneira nenhuma. O elenco da Ponte amadureceu muito. Hoje, todos pensam grande, não apenas em ficar na frente do maior rival.

L!: Você nasceu em Campinas e, como jogador, foi criado na Ponte Preta. Por esse motivo, há um significado especial na conquista desse título?

NB: Não. Atingi um nível na carreira em que sou cobrado aonde chego. Sempre esperam o título por tudo o que conquistei no futebol. Será uma grande conquista para Campinas, mas para mim será apenas mais um título. Aceitei a proposta da Ponte pelo desafio que representava. Nunca pensei: "Pô, é o primeiro título da Ponte". Mas é claro que quando paro para pensar, o pensamento vai longe.

L!: A Ponte vive seu melhor momento nos últimos anos. Você nota uma mudança na atitude dos adversários?

NB: Sem dúvida. O trabalho da atual administração readquiriu o respeito que a Ponte tinha na década de 70.

L!: Ao mesmo tempo em que readquiriu o respeito, a Ponte voltou a ter jogadores convocados para a Seleção. Como encarar a chance de perder jogadores na reta final do Paulistão e da Copa do Brasil?

NB: O calendário brasileiro é muito desorganizado para a Seleção. É claro que seria um prejuízo grande perder algum jogador nesse momento. Mas a culpa não é do Leão. Ele tem que chamar sempre os melhores.

L!: Mesmo diante dessa bagunça, a Seleção faz parte de seus planos...

NB: Fiquei quatro anos fora do país e meu trabalho foi prejudicado aqui. Perdi espaço. Poderia ter conquistado muito mais títulos. Por isso, quero reconquistar meu espaço para ser lembrado como candidato à Seleção. Não escondo que trabalho para ser técnico da Seleção na Copa de 2006.

L!: Diante da campanha da Ponte, a cobrança dos torcedores aumentou?

NB: Sinto pouco da cobrança porque saio muito pouco de casa. A cobrança maior é dos amigos. Mas é mais um incentivo. Coisas do tipo: "Pô, não podemos deixar essa chance escapar". Com os poucos torcedores que tenho contato, percebo um carinho especial. Tenho o apoio deles desde o início.

L!: Esse bom momento da Ponte contrasta com o rebaixamento do Guarani. O que a queda do rival representa para a Ponte?

NB: A rivalidade faz você buscar sempre novas alternativas. A cidade fica em evidência e todos ganham. Por isso, a queda do Guarani é prejudicial, apesar de os torcedores não entenderem assim.

L!: Se você tivesse que deixar uma mensagem aos torcedores...

NB: Vamos precisar do apoio deles amanhã. É um jogo difícil e a energia que eles passam será fundamental. Se o time rende bem em casa, deve muito disso à força da torcida.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Ponte Preta
Ponte Preta pede atitude pacífica aos torcedores
Ingressos para semifinal encalham em Ribeirão
Jogadores de Santos e Ponte viajam após as finais do Paulista
Washington é a arma da Ponte para jogo contra o Botafogo
Veja lista completa
Campeonato Paulista
Santos diz que vai responder a corintianos no campo
Luxemburgo pode escolher Paulo Nunes para sair jogando
Ponte Preta pede atitude pacífica aos torcedores
Ingressos para semifinal encalham em Ribeirão
Veja lista completa