CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juventude protesta contra exclusão no Brasileiro
Quarta-feira, 14 Março de 2001, 17h03
Atualizada: Quarta-feira, 14 Março de 2001, 17h03

São Paulo – O presidente do Juventude, Walter Humberto Dal Zotto Júnior, distribuiu nota oficial nesta quarta-feira protestando contra a exclusão do time do Campeonato Brasileiro de 2001. Veja a seguir a íntegra da nota:

O Esporte Clube Juventude quer manifestar-se publicamente sobre a articulação realizada pelo Clube dos 13 e a CBF, avalizada pelo Ministro dos Esportes, que se choca frontalmente com a tão propalada intenção de moralizar o futebol brasileiro.

A moralização que nós defendemos, a exemplo de todos os desportistas coerentes, tem ligação obrigatória com a honestidade e o respeito a critérios. Aliás, o espaço reservado a esta palavra no dicionário dos administradores do futebol brasileiro nada mais representa do que uma lacuna. A obtenção de vantagens por meio de relações escusas e desconhecidas do grande público já não encontra mais simpatia entre os militantes deste esporte. Esta prática tornou-se intolerante.

Este clube não quer locupletar-se diante das facilidade obtidas pela troca de favores. Estamos preparados, se esta for a definição, para disputar a Série B do Campeonato Nacional. Temos o mais sincero respeito por esta competição, da qual fomos campeões em 1994, quando ascendemos ao que então considerávamos “elite” do futebol brasileiro.

Exigimos, contudo, que os mesmos critérios - ou o que se convencione para nomear os parâmetros utilizados - sejam aplicados para todos. Em 1999, fomos rebaixados à Série B. Assim como o Paraná-PR, o Botafogo-SP e o Gama-DF ou o Botafogo-RJ que, agora, estão garantidos na Série A. Neste mesmo ano, o Bahia-BA não obteve no campo o seu retorno à Série A. Muito menos o Fluminense-RJ, que conquistou o direito a retornar à Série B, por ter vencido a Série C. Mas ambos também estarão presentes na Série A. Questionamos a escolha aleatória – ou não – do América-MG como o 26º clube escolhido. Esta agremiação, em 1999, sequer disputou a Série A ou obteve vaga em campo por meio da Série B.

O Esporte Clube Juventude considera inconcebível a justificativa utilizada pela CBF. Se a entidade quer recompor a competição a partir de 1999, porque desconsiderar as informações acima descritas? Se a entidade não considera a Copa João Havelange de 2000 como legítima, com que direito Vasco-RJ e São Caetano-SP representam o país na Copa Libertadores da América? O que dizer então do Ranking de Clubes da CBF? O Esporte Clube Juventude ocupa a 30ª colocação, com 193 pontos. O América-MG é o 31º colocado, com 186 pontos. O Paraná é o 32º, com 181 e o Botafogo-SP é o 42º, com 104 pontos.

Por fim, queremos informar que o sentimento de indignação e repulsa do povo gaúcho será instrumento para a recomposição da justiça. Estamos munidos de razões suficientes para buscar a reparação deste equívoco e preparados para buscar nossos direitos em qualquer instância.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Brasileirão 2001
São Caetano estranha decisão de ficar fora do Brasileiro
Brasileirão tem nova virada de mesa
Vasco e Cruzeiro não dão as caras em reunião do Clube dos 13
Remo manobra para ficar na Primeira Divisão do Brasileiro
Veja lista completa
Juventude
Hélio dos Anjos assume o Juventude
Juventude demite técnico
Equipe de material esportivo italiana patrocina Juventude
Grêmio estréia no Gauchão contra Juventude
Veja lista completa