CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão de Notáveis propõe mudanças radicais no futebol
Terça-feira, 13 Março de 2001, 19h51
Atualizada: Terça-feira, 13 Março de 2001, 19h51

Rio - A Comissão de Notáveis do Futebol Brasileiro se reuniu nesta terça-feira, em Brasília, para começar a discutir os principais pontos para reestruturar este esporte no país. Estiveram presentes ao encontro o ministro dos Esportes, Carlos Melles, o ministro da Justiça, José Gregori,Pelé, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o ex-presidente da Fifa João Havelange, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, o advogado geral da União, Gilmar Mendes, Hélio Viana, assessor de Pelé, e o consultor jurídico João Ilídio.

No dia 30 de abril haverá outra reunião da Comissão de Notáveis onde alguns pontos serão definidos, mas algumas medidas já foram anunciadas no encontro desta terça-feira:

Elaboração de um calendário quadrienal do futebol brasileiro

No dia 30 de abril será apresentado o calendário para o futebol brasileiro que valerá para o quadriênio 2002-2005. Este calendário deverá obedecer alguns critérios. Nenhum clube deverá disputar mais de dois jogos por semana. As competições terá que obedecer critérios de acesso e queda e equilíbrio técnico, conduzindo os melhores para a Copa Libertadores.

Nenhum clube poderá disputar duas competições simultaneamente (exemplo: Copa do Brasil e Copa Libertadores). No segundo semestre terão que ser realizadas a primeira e segunda divisões do Campeonato Brasileiro, com 24 clubes cada uma, no regime de turno e returno. Os jogadores terão direito a férias de 30 dias e um período de pré-temporada de, no mínimo, dez dias.

Campeonato Brasileiro de 2001

O campeonato Brasileiro de 2001 terá que servir como uma espécie de transição para o Brasileirão de 2002. Em 2001, a competição contará com 26 equipes (Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, Botafogo-SP, Atlético Mineiro, Cruzeiro, América-MG, Coritiba, Paraná Clube, Atlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Goiás, Gama, Sport, Santa Cruz, Bahia e Vitória). Quatro clubes serão rebaixados e dois subirão para a Primeira Divisão de 2002, que contará com 24 participantes.

A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2001 terá 22 participantes, a serem indicados até a primeira semana de abril, quando a CBF terá que divulgar tabela e regulamento das duas divisões.

Fim do passe

A nova Lei do Passe realmente entrará em vigor no dia 26 de março, como já estava previsto. Mas o Governo vai editar uma Medida Provisória (MP) para proteger os clubes. Pela MP, o jogador poderá assinar seu primeiro contrato profissional a partir dos 16 anos. Mas este contrato terá que ser assinado com o clube que o projetou e terá que durar cinco anos. Pela antiga lei, este prazo era de dois anos. A Comissão de Notáveis quer enquadrar a questão da Lei do Passe no Brasil aos termos acordados pela Fifa e pela Uefa numa reunião realizada no dia 5 de março, na Europa.

Copa do Mundo de 2010

Todos da Comissão de Notáveis trabalharão unidos para fazer do Brasil a sede da Copa do Mundo de 2010. Para isso, o Governo Federal terá que ajudar na campanha brasileira. Um caderno de encargos será criado para que medidas sejam tomadas. Os atuais estádios terão que passar por reformas para atender todas as determinações da Fifa. O Ministério dos Esportes terá a missão de lutar para conseguir junto ao Governo Federal linhas de financiamento adequadas à realidade do futebol brasileiro. Os proprietários dos estádios brasileiros terão que apresentar laudos com a capacidade máxima e o cumprimento de normas mínimas de segurança dos estádios.

BRASÍLIA: A mudança da sede da CBF e do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para Brasília não foi discutida nesta reunião.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CBF
Ministro confirma fim do passe para este mês
Pioneiro do passe livre critica clubes e federações
Teixeira confirma América-MG no Brasileirão
Vitória é bicampeão em torneio sub-15
Veja lista completa
Clubes & Empresas
Pioneiro do passe livre critica clubes e federações
Esportistas saem em defesa de ministro
Piazza acredita que Lei do Passe será adiada
Discussões sobre Lei Pelé só após o Carnaval
Veja lista completa