CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-dirigente do Moto Clube fala dos gatos na CPI
Quinta-feira, 25 Janeiro de 2001, 21h39

Rio - Dispostos a desvendar um possível esquema de adulteração da idade de jogadores de futebol, os membros da CPI da Câmara, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro, ouviram nesta quinta-feira atletas, dirigentes, empresários e donos de cartórios do Maranhão.

Segundo a Agência Câmara, a Comissão está convencida de que existe no estado uma rota de tráfico de menores para o exterior e vários jogadores com certidões de nascimento adulteradas, os chamados gatos.

Dentre os depoimentos colhidos nesta quinta-feira o que foi considerado mais proveitoso pelos membros da CPI foi o do ex-dirigente do Moto Clube Antônio Henrique Farah Rego. Ele denunciou um esquema envolvendo um médico do clube, do ex-presidente do Moto Clube Cassas de Lima e do empresário italiano Joseph Rubullotta, conhecido por negociar menores de idade para o futebol do exterior. Este esquema buscava facilitar a saída desses menores do país.

Os deputados estão desconfiados da participação de tabeliães no processo de adulteração da idade de jogadores. Do cartório de Registro Civil de São Luís foram roubadas mil certidões de nascimento em branco, que estariam na casa de Cassas de Lima, que também é vice-presidente da Federação Maranhense de Futebol.

Para o deputado Eduardo Campos (PSB-PE) não existe dúvidas de que há um esquema de fraudes no Maranhão.

“Já conseguimos identificar claramente a rota de transferência de menores para o futebol europeu e da Tunísia. Isso porque o Maranhão é um Estado que tem grandes valores no futebol, o que tem atraído a cobiça de empresários inescrupulosos, que têm montado times de fachada e contado com a complacência de dirigentes da Federação Maranhense de Futebol - afirmou Campos”.

Os membros da CPI que estão no Maranhão colhendo os depoimentos são os seguintes deputados: Aldo Rebelo PCdoB-SP), presidente da Comissão, Pedro Celso (PT-DF), Eduardo Campos (PSB-PE), Léo Alcântara (PSDB-CE), José Rocha (PFL-BA), Silvio Torres (PSDB-SP), Jurandil Juarez (PMDB-AP) e Nelo Rodolfo (PMDB-SP).

Todas as informações colhidas serão autuadas, analisadas pela CPI, em Brasília, e se procedentes, encaminhadas ao Ministério Público para oferecimento de denúncia.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Supremo quebra o galho de Eurico e do Vasco
CPI da Nike promove audiência pública no Maranhão
Interferência de Eurico na Libertadores será alvo da CPI
Jogador do São Caetano se contradiz na CPI
Veja lista completa