CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 Últimas Notícias
 Liga Mundial
 Grand Prix
 Circuito Brasileiro
 de Vôlei de Praia
 Circuito Mundial
 de Vôlei de Praia
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Vôlei
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seleção feminina tenta manter êxitos da era Bernardinho
Sábado, 23 Dezembro de 2000, 15h35
Atualizada: Sábado, 23 Dezembro de 2000, 15h43

Rio - Bernardo Rocha de Resende, o Bernardinho, é o mais bem sucedido técnico da história da seleção feminina de Vôlei. Desde que assumiu o comando, em dezembro de 1993, até sua saída em novembro de 2000, foram oito títulos conquistados, dois vice-campeonatos e quatro terceiros lugares.

A "era Bernardinho" começou com a segunda colocação no Campeonato Mundial realizado em 1994, no Brasil. No mesmo ano, a equipe brasileira conquistaria o primeiro de seus três títulos do Grand Prix - os outros dois viriam em 1996 e 98. Em 96, o Brasil subiu pela primeira vez no pódio olímpico, com a medalha de bronze em Atlanta (EUA). A equipe repetiria o terceiro lugar um ano depois, na Copa dos Campeões, no Japão, após vencer o Sul-Americano e o torneio classificatório para o Campeonato Mundial. A seleção foi ainda bicampeã (1994/95) da Copa BCV, tradicional competição realizada anualmente na Suíça, e vice-campeã da Copa do Mundo (95).

O Campeonato Mundial do Japão, em 1999, foi a única competição que não teve as brasileiras entre as três primeiras colocadas durante todo o período em que foram treinadas por Bernardinho. Ainda em 99, no entanto, o Brasil foi campeão do Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, derrotando na final a temida seleção cubana, que seria tricampeã olímpica um ano depois.

O terceiro lugar no Grand Prix, nas Filipinas, e a medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney (AUS), ambos em 2000, foram as últimas conquistas da seleção de Bernardinho, que teve Fernanda Venturini, Ana Moser e Márcia Fu, passando por Leila e Virna, até chegar nas jovens Érika, Walewska e Elizângela. Aos 41 anos, o treinador, famoso pelo estilo sério e pela forma dura com que costuma chamar a atenção das jogadoras em quadra, aceitou o desafio de substituir Radamés Lattari na equipe masculina.

"Se tivesse levado em conta só o meu coração, teria permanecido na seleção feminina. Sei que deixei grandes amigas por lá. Em 1996 houve uma sondagem, mas agora resolvi aceitar", disse na época em que foi anunciada a troca, acrescentando que, na sua opinião, a mudança será positiva também para as duas equipes.

O técnico vai coordenar ainda as seleções infanto e juvenil e pretende implementar um sistema que permita realizar um trabalho simultâneo com todas as categorias. A idéia é promover uma renovação gradual, a exemplo do que foi feito na seleção feminina, sem sacrificar a qualidade técnica do grupo. "Seria fácil dizer simplesmente que vamos renovar, mas a verdade é que ninguém agüentaria alguns anos de derrotas", declarou.

Por isso, Bernardinho conversou com o técnico da seleção juvenil masculina, Marcos Lerbach, e ficou satisfeito. "O Marquinhos é otimista com relação às gerações que estão surgindo e prometeu mais dois "Dantes" para serem trabalhados", disse, referindo-se à maior revelação da seleção masculina nos últimos anos. Nesta nova etapa, o treinador espera mais competitividade.

"Antes dos Jogos Olímpicos, a Iugoslávia não era nem citada numa lista dos possíveis campeões. Temos de montar um grupo disposto a pagar o preço do sacrifício. Vou fazer, basicamente, o que fiz no feminino", explicou, lembrando-se dos atuais campeões olímpicos.

Até o fim da Superliga Feminina, previsto para abril de 2001, Bernardinho continuará comandando o time do Rexona, de Curitiba (PR), com o qual venceu o torneio por duas vezes, em 1997 e 1998, e foi vice-campeão em uma oportunidade, em 1999. Durante este período, o treinador Chico dos Santos, que já é contratado da CBV, assistirá aos jogos da versão masculina da competição para que, em fevereiro, seja convocado o grupo que disputará a Liga Mundial em maio, junho e julho. "Tenho de encerrar o meu compromisso com o Rexona, mas ao mesmo tempo, estudarei vídeos e todo o material necessário para me manter atualizado", esclareceu.

Antes de iniciar a carreira de treinador, Bernardinho atuou como levantador em equipes do Rio de Janeiro, como o Fluminense, o Atlântica-Boavista e o Bradesco. Além disso, fez parte da chamada "Geração de Prata", vicecampeã Mundial (1982) e Olímpica (1984), ao lado de Willian, Montanaro e Bernard.

Em 1988, encerrou a carreira de jogador para atuar como assistente do técnico Bebeto de Freitas na seleção brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Seul. Dois anos depois, transferiu-se para o Peruggia, da Itália, onde dirigiu a equipe feminina local até 1992, para, no ano seguinte, comandar o Modena. Em seguida, retornou ao ao Brasil para assumir a direção da seleção feminina.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção feminina
Técnico declara guerra contra Bernardinho
Jogadoras confiam no novo técnico da seleção
Ex-técnico de Adriana e Sandra assume seleção feminina
Brasil tem seis candidatos a melhor do século
Veja lista completa