CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dario tenta resgatar garra corintiana
Segunda-feira, 04 Dezembro de 2000, 20h12

São Paulo - O uruguaio Dario Pereyra, de 44 anos, assinou contrato por um ano e vai trabalhar com a atual Comissão Técnica do Corinthians. A apresentação oficial do substituto de Candinho será nesta terça-feira às 13h, no Parque São Jorge. Logo depois, ele começa imediatamente o seu trabalho no Parque São Jorge fazendo o planejamento da pré-temporada ao lado dos médicos, preparadores físicos e fisiologistas.

Junto com Dario Pereyra o Corinthians estava negociando também com Paulo Cesar Carpeggiani, que acabou perdendo a chance de ser o escolhido porque fez uma série de exigências. Além de um salário muito superior ao de Dario Pereyra, Carpeggiani não abria mão de trabalhar com uma equipe de sua confiança - auxiliar-técnico, preparadores físicos e treinador de goleiros. Na prática, a contratação de Carpeggiani - nas condições exigidas por ele - significaria a quebra de toda a estrutura planejada pela Diretoria, que se propôs a acabar com a figura do técnico com plenos poderes, ou seja, aquele que vem com sua equipe própria ou aquele que decide quem e quando contratar.

O nome de Dario Pereyra foi bem recebido também pela Hicks Muse, que gostou da idéia de trabalhar com alguém jovem e - por que não? - bem mais em conta do que um treinador famoso e muito mais caro. O perfil de Dario também se encaixa perfeitamente naquilo que quer o vice-presidente de futebol Roque Citadini: um treinador que consiga resgatar a histórica raça corintiana, descaracterizada pelos jogadores atuais. "O Dario pode até não ser um técnico de grande experiência mas ele sempre teve como jogador tudo aquilo que sempre fez parte da história do Corinthians: a raça, a vontade de vencer", resumiu o próprio Roque Citadini.

Símbolo da raça uruguaia nos seus tempos de jogador, Dario Pereyra já não é mais aquele treinador inexperiente da época de São Paulo, quando perdeu a final do Campeonato Paulista de 97 para o próprio Corinthians.

Depois de passagens significativas pelo Coritiba e pelo Atlético-MG, Dario acumulou uma boa dose de experiência que ele pretende usar agora no Parque São Jorge. "Hoje eu estou mais bem preparado do que em 97", resume Dario, que ainda não quer falar sobre os seus planos no Corinthians.

Como técnico, no entanto, Dario só conquistou um título: o de campeão mineiro, em 99, pelo Atlético-MG. No mesmo ano, teve o privilégio de dirigir a Seleção Mineira num confronto com a Seleção Paulista, no Mineirão: empate por 3 a 3. Também fez uma boa campanha no ano anterior, dirigindo o Coritiba, que só foi eliminado da competição nas quartas-de-final, pela Portuguesa.

A idéia inicial do Corinthians era a de trazer Dario Pereyra para o cargo de gerente de futebol. O seu nome surgiu de um telefonema dado por um empresário, oferecendo-o para o cargo administrativo. Na ocasião, porém, Roque Citadini se entusiasmou com a sua contratação como treinador. Além de tudo, tratava-se de um estrangeiro. Dario Pereyra aceitou o desafio de dirigir o Corinthians e sua contratação foi sacramentada hoje pela manhã na sede da Hicks Muse.

A contratação de Dario Pereyra também surpreendeu pelo fato de a Diretoria ter contrariado a sua própria programação. Desde que assumiu a vice-presidência de Futebol, Roque Citadini vinha afirmando que o Corinthians contrataria primeiro o gerente de futebol e só depois escolheria o treinador. E que o novo gerente iria participar da reunião que definiria a escolha do futuro treinador. De uma certa forma, o próprio Corinthians já limitou os poderes do futuro gerente de futebol.

Outra mudança de planos pode ser no perfil do gerente. Ao contrário do que o próprio Citadini vinha afirmando, o escolhido pode ser um ex-jogador do próprio Corinthians. O nome do ex-lateral esquerdo Wladimir é o mais cotado, até porque ele é um dos poucos, ao lado de Sócrates, que tem se preocupado com a atualização. Os dois fazem o curso de administração esportiva na Faculdade Getúlio Vargas.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Corinthians
Reunião define se futuro de Marcelinho é o Cruzeiro
Corinthians contrata Dario Pereyra
Corinthians descarta contratar Levir
Oswaldo de Oliveira fica mais longe do Corinthians
Veja lista completa