CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clássico paulista tem público pequeno no Pacaembu
Sábado, 25 Novembro de 2000, 18h11
Atualizada: Sábado, 25 Novembro de 2000, 18h11

São Paulo - Não houve confronto entre as torcidas, apenas decepção das duas partes com o pequeno público que compareceu ao estádio, deixando claros imensos, principalmente nos espaços reservados aos palmeirenses, junto ao portão principal. Uma das explicações é que a torcida do Palmeiras não aprovou a mudança do local do primeiro clássico entre os dois times pelas oitavas-de-final da Copa João Havelange.

Outra é que boa parte dos são-paulinos preferiu esperar pelo resultado de hoje, deixando para ir ao Morumbi, quinta-feira à noite, na definição de quem passa às quartas-de-final.

Quando se encontrava na fila do portão 16 para entrar no estádio, o presidente Mustafá Contursi explicava a alguns torcedores que embora o mando do jogo fosse do Palmeiras, a Diretoria teve que se render à decisão da Polícia Militar, que considerou o Parque Antártica inadequado para um jogo entre Palmeiras e São Paulo, sempre cercado de grande rivalidade. Um primeiro pelotão da uniformizada Mancha Verde chegou ao Pacaembu antes das 15h, colocando-se nas arquibandas amarelas, à direita da entrada pelo portão principal.

Ensaiou alguns gritos de guerra e desistiu das provocações diante da passividade dos são-paulinos. Meia hora antes de o jogo começar, garotos de duas escolas de futebol da Secretaria de Esportes da Prefeitura que deveriam jogar na preliminar - mas, devido às chuvas da madrugada e manhã de ontem o jogo foi cancelado para não prejudicar o gramado -, entraram em campo, acompanhando Leivinha e Mirandinha, que abriram uma faixa sugerindo que as torcidas não cometessem atos de violência: "Palmeiras e São Paulo - unidos pela paz".

Logo atrás, Ademir da Guia e Paraná exibiram outra faixa com os dizeres: "Adversários sim; inimigos não". Outros ex-ídolos de um passado recente, como Dudu e Edu Bala, também monitores de escolinhas de futebol da Prefeitura, entraram em campo e saudaram a torcida. Fora do estádio, o movimento também foi tranquilo, tanto que a Polícia Militar quase não teve trabalho. O tipo de ocorrência mais comum foi torcedor arrancando a bandeira do time adversário de ocupantes de carros que se dirigiam ao estádio pela avenida Pacaembu.

Até o major Marinho, que já presenciou inúmeras cenas de violência em clássicos entre Palmeiras e São Paulo, ficou decepcionado com o pequeno público, mas satisfeito o bom comportamento dos torcedores, num jogo que, durante a semana, chegou a ser rotulado como de 'alto risco'. "Esperava casa cheia, mas com o fraco movimento na venda antecipada de ingressos, quinta e sexta-feira, já dava para perceber que o Pacaembu não estaria lotado.

A pequena presença de torcedores é ruim para o jogo mas diminuiu os riscos de violência. O fenômeno que está acontecendo nos últimos anos é que a torcida do Palmeiras só comparece em massa quando o time joga no Parque Antártica. A impressão que se tem é de que lá ela se sente realmente em casa e que considera até o Pacaembu, que é neutro, estádio dos adversários."

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
São Paulo
Palmeiras arranca empate com São Paulo no final
Beto exagera e sobra para Magrão, do Palmeiras
Goleiros podem definir o clássico paulista
Árbitro de Palmeiras e São Paulo é pouco experiente
Veja lista completa
Palmeiras
Palmeiras arranca empate com São Paulo no final
Preparador de goleiros do Palmeiras levanta bola de Sérgio
Juninho assume papel de craque do Palmeiras
Beto exagera e sobra para Magrão, do Palmeiras
Veja lista completa