CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 Últimas Notícias
 Liga Mundial
 Grand Prix
 Circuito Brasileiro
 de Vôlei de Praia
 Circuito Mundial
 de Vôlei de Praia
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Vôlei
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Superliga de vôlei é lançada com menos equipes
Sexta-feira, 17 Novembro de 2000, 19h14

São Paulo - Com duas equipes a menos do que no início da temporada passada e com um maior equilíbrio de forças, as Superligas Masculina e Feminina de Vôlei, principais competições nacionais do esporte, foram lançadas nesta sexta-feira em São Paulo.

O torneio masculino, que reúne 13 times, começa no dia 26, com o jogo entre Telemig Celular/Minas, o atual campeão, e o Bunge/Barão, em Belo Horizonte. A competição feminina, com dez equipes, será aberta no dia 2, em Curitiba, com a partida entre o campeão Rexona e o Blue Life/Pinheiros.

A novidade no torneio masculino é o time da Uneb, de Brasília, que entrou na vaga deixada pelo São Paulo. Já o Maringá, que abandonou a Superliga 1999/2000 por problemas financeiros, não teve substituto.

Na competição feminina, o Vasco, do Rio, e o Tênis/Oscar, de São José dos Campos, substituem o Fox/Cascavel e a Recreativa de Ribeirão Preto. O Grêmio Londrina, pré-inscrito no torneio, acabou ficando fora.

Apesar da diminuição do número de participantes, a Superliga deve ganhar em equilíbrio. O gerente de vôlei do Banespa, José Montanaro, por exemplo, acredita que seis equipes têm condições de lutar pelo título masculino: Telemig/Minas, Vasco/Três Corações, Unisul, Ulbra, Zip.Net/Suzano e Banespa. "As forças estão mais divididas este ano", comenta o ex-jogador. "Muitas vitórias serão decididas nos detalhes."

No feminino, a atacante Márcia Fu, do Vasco, acredita que cinco dos dez participantes têm possibilidades de conquistar o título: Rexona, BCN/Osasco, MRV/Minas, Flamengo e Vasco. "Vai ser muito bom ter vários jogos disputados durante todo o torneio", avalia a jogadora. "O equilíbrio faz a gente buscar a superação."

O sistema de disputa da competição voltou a ser o antigo. Depois dos jogos de ida e volta da fase de classificação, os times vão disputar playoffs envolvendo os oito mais bem classificados.

Punição - Para a realização da festa desta sexta-feira, a Confederação Brasileira (CBV) convocou um atleta de cada equipe e convidou outros integrantes dos times para a apresentação. De acordo com nota oficial da entidade, enviada a todos os clubes, os atletas convocados que não comparecessem seriam multados em R$ 10 mil e suspensos da Superliga por cinco jogos.

"Esta regra existe há quatro anos e faz parte de nosso princípio de organização", admite o diretor de competições da CBV, Antônio Feitosa. "Os convocados são realmente obrigados a comparecer ao evento", prossegue. "As punições são comuns e o maior exemplo é a NBA (liga de basquete norte-americana), em que as multas são astronômicas."



Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Superliga
Carrasco espera liberação para atuar no Brasil
Veja lista completa