CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-jogadores analisam crise do Flamengo
Quinta-feira, 19 Outubro de 2000, 16h15
Atualizada: Quinta-feira, 19 Outubro de 2000, 16h16

Rio - A derrota para o América-MG por 2 a 1 no Maracanã instalou de vez a crise que já vinha rondando a Gávea havia alguns dias. Depois das contratações milionárias de astros como Petkovic, Denílson, Edílson Gamarra e Alex, o Flamengo corre sério risco de não se classificar para a segunda fase da Copa João Havelange.

A Agência L!Sportpress procurou alguns ídolos da história rubro-negra para que eles analisassem o complicado momento vivido pelo clube. Entre os entrevistados, o consenso foi a ausência de critério nas contratações e a falta de pulso da diretoria para administrar tantos egos, além do incentivo em se utilizar a prata da casa, mesclada aos mais experientes.

Paulo César Carpegiani (campeão mundial pelo clube em 1981 e antecessor de Carlinhos): "Acredito que tenha faltado critério na escolha dos reforços, pois algumas posições carentes da equipe não foram reforçadas. Os jogadores que chegaram são de ótima qualidade, mas ocupam uma faixa parecida no campo. Não acho que esteja havendo vaidade no grupo, já que isso seria uma característica de falta de comando do treinador, o que não é o caso. Acho que está faltando, sim, uma filosofia de trabalho, como estava sendo feita na época do Gilmar (Rinaldi). Mas parece que isso foi abandonado."

Silva Batuta (jogador da década de 60 e olheiro da escolinha do Flamengo): "Um time como o Flamengo não pode perder quatro partidas seguidas. Está havendo um vedetismo muito grande e os jogadores que chegaram querem resolver tudo no drible, enquanto o futebol moderno pede passes cada vez mais rápidos. O Carlinhos precisa acertar isso com os jogadores e aproveitar a prata da casa, principalmente o Adriano e o Reinaldo, que jogam bem lá na frente. A prioridade têm de ser sempre o passe rápido e os recém-contratados ainda não assimilaram isso."

Júnior (lateral-esquerdo do time campeão mundial em 81 e ex-técnico do Flamengo): "O treinador não foi ouvido sobre as contratações e elas acabaram saindo sem muito critério, já que deixaram algumas posições carentes. O Carlinhos não tem culpa na história, ele é um treinador competente. A melhor contratação feita foi a do Gamarra, pois o Flamengo precisa de alguns jogadores experientes. A prata da casa sempre importante no Flamengo e o Adriano e o Reinaldo são bons jogadores, mas são muito novos e podem acabar se queimando. Quando comecei no Flamengo, haviam jogadores mais experientes como Zé Mário, Liminha, Rodrigues Neto e Doval, que me ajudaram muito. É isso que precisa acontecer no Flamengo, os jovens têm que receber apoio para ganhar confiança."

Zizinho: (tricampeão pelo Flamengo na década de 40 - 43/44/45): "O problema do Flamengo é interno. Está faltando autoridade, mas a culpa não é do técnico, e sim do supervisor ou superintendente, que precisa ter pulso firme com os jogadores. Na minha época de jogador, o Flávio Costa (treinador rubro-negro na década de 40) colocava todo mundo concentrado durante dias quando as coisas não estavam bem, e na maioria das vezes funcionava. Os jogadores casados reclamavam muito mas todos cooperavam pelo bem do time. E olha que nós também tínhamos nossas estrelas como Domingos da Guia, Pirilo, Leônidas da Silva e Perácio."

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Flamengo
Carlinhos é um coitado, diz presidente do Fla
Edílson reclama de Carlinhos e clima no Flamengo é pesado
Flamengo perde outra de virada no Maracanã
Seleção sub-20 se prepara contra Fla e São Cristóvão
Veja lista completa
Copa JH - Módulo Azul
América-MG se prepara para enfrentar Coritiba
Carlinhos é um coitado, diz presidente do Fla
Clemente quer Botafogo respeitando Sport
Gama muda meio-campo contra o Vasco
Veja lista completa