CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Australia promoveu os Jogos da reconciliação
Domingo, 01 Outubro de 2000, 11h49

Sydney - O discurso inflamado do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney, neste domingo, teve como um dos pontos principais o agradecimento específico aos aborígenes. “Eles ajudaram a escrever um glorioso capítulo na história da Austrália”, comentou Samaranch.

Os Jogos, que mobilizaram o povo australiano nos últimos sete anos (a partir da escolha de Sydney por parte do COI, em 1993), outorgaram o impulso e o respaldo popular do programa - que foi oficializado pelo primeiro-ministro John Howard, ano passado - de reconciliação de todas as etnias presentes no país.

A disposição do governo e povo australianos em usar o espírito olímpico em favor da reconciliação ficou evidente devido à maciça participação de artistas aborígenes, até então discriminados desde a chegada de colonizadores ingleses no país da Oceania, nas cerimônias de abertura e fechamento da Olimpíada de Sydney-2000. O símbolo desta reconciliação histórica é a atleta australiana Cathy Freeman (descendente de aborígenes), ouro na prova dos 200 metros que, além de ter acendido a tocha olímpica, é hoje idolatrada por toda a população australiana como um exemplo de cidadã e esportista.

A história da relação entre os aborígenes e os colonizadores europeus, no entanto, é marcada por abusos, violências e derramamento de sangue. Hoje, mais da metade dos descendentes deles - que são o povo originário da Austrália -, infelizmente, convive com o fantasma do desemprego. Em uma recente entrevista, o líder aborígene Geoff Clark se queixava de que, durante os Jogos, as autoridades fizeram questão de divulgar amplamente a moda e os costumes deste povo, sem citar, porém, suas reivindicações.

Após a confraternização ocorrida neste período de competições esportivas, espera-se que o processo de reconciliação seja concretizado o quanto antes, ou pelo menos que o problema de discriminação racial na Austrália seja minimizado.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização
01/10 - 08:57
Termina a cerimônia de encerramento dos Jogos de Sydney
01/10 - 08:14
Sydney espera início da Paraolimpíada
01/10 - 07:33
Mulheres marcaram os Jogos Olímpicos
01/10 - 07:24
Brasil acaba jogos na 52ª posição



Veja lista completa
COI
30/09 - 14:17
Conflito entre Fifa e COI pode tirar profissionais dos Jogos
29/09 - 20:07
Kissinger vira membro de honra do COI
29/09 - 02:36
Organizadores garantem Jogos de 2004 em Atenas
28/09 - 05:49
TV americana pode influenciar escolha das próximas sedes



Veja lista completa