CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Termina a cerimônia de encerramento dos Jogos de Sydney
Domingo, 01 Outubro de 2000, 08h57

Reuters

São Paulo – Com uma gigantesca queima de fogos que começou sobre o Estádio Olímpico e prosseguiu até a Baía de Sydney, cruzando os céus da cidade por mais de trinta minutos, terminou há instantes a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

Pouco antes, foi a vez do maior símbolo da Olimpíada se apagar. Após 15 dias ardendo sobre o Estádio Olímpico, em Sydney, foi apagada a pira olímpica. Ao lado da queima de fogos, foi o ponto alto e de maior simbologia da cerimônia.

O fogo se extinguiu enquanto um caça da força aérea australiana fez um vôo rasante sobre o estádio.

No início da cerimônia, discursaram o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Sydney, Michael Knight, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch.

``Estes são meus últimos Jogos como presidente do COI. Não poderiam ter sido melhores. Portanto, estou orgulhoso e feliz em proclamar que vocês presenciaram os melhores Jogos Olímpicos já realizados'', disse ele no Stadium Austrália (Olímpico), diante de 110 mil espectadores e mais de 7 mil atletas.

Samaranch seguiu a tradição dos jogos e convocou a juventude mundial a juntar-se novamente nos próximos Jogos, que serão realizados daqui a quatro anos em Atenas, berço das Olimpíadas.

É tradicional que, ao encerrar as Olimpíadas, o COI as qualifique como ``as melhores de todos os tempos''. Mas isso não aconteceu com os Jogos de Atlanta, em 1996, que teve problemas de organização e um atentado a bomba.

A festa começou por volta das 6h deste domingo (horário de Brasília) com alguns números musicais. Logo depois, os atletas, sem qualquer ordem ou trajes de gala, entraram no gramado do estádio e se confraternizaram.

Diversos números musicais, acompanhados de alegorias retratando símbolos da Austrália (surfe, danças de salão etc) foram apresentados no Estádio Olímpico.

Bandas pop, como Midnight Oil, INXS e Men at Work dividiram os aplausos do público com a modelo Elly McPherson, as drag queens do filme “Priscila, a Rainha do Deserto” e até com Crocodilo Dundee. De quebra, outra criação australiana, as Bananas de Pijama, arrancaram aplausos do público.

Enfim, uma festa alegre, para encerrar com o bom humor australiano as últimas Olimpíadas do Século.

Redação Terra/Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização
01/10 - 08:14
Sydney espera início da Paraolimpíada
01/10 - 07:33
Mulheres marcaram os Jogos Olímpicos
01/10 - 07:24
Brasil acaba jogos na 52ª posição
01/10 - 07:19
Samaranch decreta o fim dos Jogos e pira é apagada em Sydney



Veja lista completa