CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
URSS derrotaria EUA com facilidade em Sydney
Domingo, 01 Outubro de 2000, 05h31

São Paulo – Os Estados Unidos confirmaram as expectativas e terminaram como os vencedores dos Jogos Olímpicos de Sydney. Foram 39 medalhas de ouro, 25 de prata e 33 de bronze, totalizando 97. Sete de ouro a mais que a Rússia, que com mais 28 de prata e outras 28 de bronze ficou em segundo lugar.

A supremacia americana, iniciada nos Jogos de Atlanta, em 96, quando os donos da casa conquistaram 101 medalhas, mais uma vez se dá por causa da dissolução da URSS. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que reunia Armênia, Azerbaijão, Bielorússia, Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldova, Quirquistão, Rússia, Radjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão, venceria os Jogos caso se mantivesse unida.

Somadas as medalhas de todos esse países em Sydney, chega-se a um total de 48 de ouro, 48 de prata e 47 de bronze. Se estivesse unidas, ase ex-repúblicas soviéticas não teriam esse número de medalhas, uma vez que há limitações de número de atletas por país em algumas modalidades e nos esportes coletivos apenas uma equipe, unificada, poderia participar.

Mesmo assim, teria vantagem suficiente para superar os americanos como ocorreu em Barcelona-92, pouco depois da dissolução da URSS quando uma equipe ainda com representantes de todos os países superou os americanos no quadro de medalhas A Olimpíada espanhola, assim como todas desde 1972 com exceção de Los Angeles-84, quando houve boicote dos países socialistas, foi dominada pelos ex-soviéticos. Ganharam 45 ouros contra 37 dos americanos.

Das potências olímpicas, foi a China quem mais mostrou evolução desde os Jogos de Atlanta. Há quatro anos, os chineses deixaram a cidade americana levando 16 ouros, 22 pratas e 16 bronze. Dessa vez, vão levar na bagagem 28 ouros, 16 pratas e 15 bronzes. Além da melhora na ‘qualidade’, ganharam 59 medalhas contra 54 da edição anterior.

Dos ‘grandes’, quem mais perdeu foi a Alemanha, que viu sua performance reduzida de 20 ouros, 18 pratas e 27 bronzes para 14 ouros, 17 pratas e 26 bronzes (65 para 57 no total).

A Austrália, dona da casa, também se saiu bem. Ganhou 16 ouros, 25 pratas e 17 bronzes totalizando 58 medalhas. Em Atlanta, foram nove ouros, nove pratas e 22 bronzes (total de 40). Essa evolução é pouco significativa. Por serem o país sede, os australianos tiveram seus representantes classificados em todas as modalidades, sem passar por pré-olímpicos, o que não se repetirá nos próximos Jogos. A Espanha, por exemplo, que ganhou 13 ouros, sete pratas e dois bronzes em Barcelona, ficando em sexto lugar no quadro de medalhas, deixa Sydney com apenas três ouros, três pratas e cinco bronzes e a 25ª colocação na classificação geral.

Redação Terra

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização
01/10 - 02:18
Casos de doping já são sete na Olimpíada
01/10 - 01:04
Olimpíada quebra recorde de venda de ingressos
30/09 - 23:41
Fidel diz que Cuba foi roubada no boxe
30/09 - 03:06
Ameaças de bomba eram sempre brincadeira



Veja lista completa