CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Conflito entre Fifa e COI pode tirar profissionais dos Jogos
Sábado, 30 Setembro de 2000, 14h17

Sydney - O encontro frio dos presidentes da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, na cerimônia de entrega de medalhas aos jogadores de Camarões (ouro), Espanha (prata) e Chile (bronze), refletiu um dos conflitos atuais no futebol mundial. O continente africano perdeu para a Alemanha a disputa pela Copa do Mundo de 2006, mas comemora seu segundo título olímpico consecutivo, desta vez numa vitória sobre uma seleção européia, a Espanha. Em Atlanta/96, a medalha de ouro ficou com a Nigéria, que derrotou os argentinos na decisão.

A cerimônia de premiação foi transmitida por um telão, recurso que a Fifa abomina porque acredita ser um instrumento de pressão sobre a arbitragem. O telão do estádio olímpico, por sinal, exibia um cronômetro com o tempo de jogo, o que também desagrada à Fifa. Num consolo para os brasileiros, o telão informou que o Brasil, sétimo colocado no torneio de futebol da Olimpíada, ganhou o troféu Fair Play, como a seleção mais disciplinada do torneio.

Se depender de Blatter, a partir de Atenas/2004, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos contará apenas com jogadores juvenis ou juniores. Essa intenção deverá ser comunicada oficialmente ao COI nos próximos dias. A justificativa para a mudança é que o critério utilizado atualmente para convocação de atletas é tão amplo quanto vago. O que a entidade que dirige o futebol mundial quer evitar é que o torneio olímpico de futebol esfrie a expectativa pela Copa do Mundo. A Eurocopa, torneio que reúne as principais seleções da Europa, cresce de importância a cada edição e também se transformou em uma mini Copa do Mundo.

Hoje, as seleções podem inscrever até três jogadores com mais de 23 anos na Olimpíada. O artilheiro do torneio encerrado neste sábado foi o chileno Ivan Zamorano, jogador de 33 anos anos, pertencente à Internazionale de Milão. Medalha de bronze, Zamorano encerrou a Olimpíada com 6 gols, dois à frente dos vice-artilheiros David Suazo (Honduras), Patrick Mboma (Camarões) e Reinaldo Navia (Chile). O brasileiro melhor colocado foi Edu, 11º na lista com 2 gols.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Sydney: Brasileiros
28/09 - 18:22
Seleção feminina chega nesta sexta ao Brasil
28/09 - 12:07
Sissi se despede da seleção
28/09 - 12:00
Derrota faz crise no futebol feminino vir à tona
27/09 - 13:01
Bronze que vale ouro para as meninas do futebol



Veja lista completa
Fifa
30/09 - 14:00
Fifa suspende punição ao Equador
30/09 - 02:01
Fifa arma Mundial sub-23 para boicotar Olimpíadas
28/09 - 13:13
Fifa tem nova reunião para discutir transferência
28/09 - 12:10
Fifa volta a discutir a transferência de jogadores



Veja lista completa
COI
29/09 - 20:07
Kissinger vira membro de honra do COI
29/09 - 02:36
Organizadores garantem Jogos de 2004 em Atenas
28/09 - 05:49
TV americana pode influenciar escolha das próximas sedes
26/09 - 05:09
Samaranch diz que mudou o esporte internacional



Veja lista completa