CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Gregos vão levar tocha olímpica
Quarta-feira, 27 Setembro de 2000, 19h59

Sydney - Se os Jogos de Sydney estão sendo marcados pela preocupação com a ecologia, pela organização e pela simpatia do povo australiano, os gregos vão se esforçar para transformar a Olimpíada de Atenas/2004 numa grande festa cultural. A idéia é emocionar e envolver os povos utilizando o apelo histórico da Grécia, o berço dos Jogos Olímpicos.

Como a distância entre Olímpia, onde a tocha olímpica será acesa, e Atenas é pequena, o ministro de estado das Relações Exteriores, George Papandreou, anunciou nesta quarta-feira que a tocha vai percorrer os cinco continentes antes de acender a pira olímpica.

O comitê organizador dos Jogos de 2004 trabalha em Sydney para ao menos amenizar a imagem de desorganização e atrasos no calendário que vem marcando a preparação da cidade para a próxima Olimpíada. Nas últimas semanas circularam boatos de que Atenas estaria próxima de perder o direito de sediar a 28ª Olimpíada da era moderna. Os gregos estão fazendo um pesado trabalho para reverter essa imagem e anunciaram que vão lançar, em conjunto com a Turquia, a candidatura do país a sede da Eurocopa 2008, o campeonato europeu de seleções de futebol.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aparentemente está empenhado em ajudar a viabilizar o evento, mesmo porque uma mudança de sede agora poderia trazer mais problemas que soluções. Essa foi a intenção demonstrada nesta quarta-feira pelo vice-presidente do COI, Kevan Gosper. Ele disse que as advertências ao comitê organizador dos Jogos de Atenas/2004 fizeram efeito e as obras estão em andamento.

Gosper, um australiano de 66 anos que ambiciona suceder o espanhol Juan Antonio Samaranch na presidência do Comitê, sentou-se nesta quarta-feira ao lado do Ministro das Relações Exteriores da Grécia, George Papandreou, na sala de conferências do parque olímpico para lançar o projeto Trégua Olímpica Internacional. O projeto é mais um esforço do COI em crescer e se tornar mundialmente ainda mais influente. A idéia é fazer com que a tocha olímpica passe por zonas de conflito, desde que haja compromisso formal e garantias de uma trégua de paz. "Esse momento de paz seria a forma de reinventar e revigorar os ideais olímpicos", discursou Papandreou.

Durante a entrevista a jornalistas de todo o mundo, Gosper rebateu as críticas ao trabalho que vem sendo realizado pelos gregos. "Depois da advertência que receberam foram realizados uma série de ajustes e o trabalho está acontecendo num bom ritmo". Jornalistas australianos voltaram a lembrar que um dos problemas de Atenas é a falta de segurança nas ruas. Papandreou disse que uma comissão formada por especialistas de todo o mundo já está estudando medidas para solucionar o caso, afirmou que o Mundial de Atletismo foi realizado sem problemas em Atenas, há três anos, e aproveitou para alfinetar os australianos.

Ele disse que, há quatro anos, "havia sérias dúvidas se os australianos poderiam organizar uma boa Olimpíada" e que os Jogos de Sydney estão muito organizados e seguros. Na madrugada desta quarta-feira, um hotel onde estão hospedados jornalistas de diversos países foi assaltado. Pertences pessoais, dinheiro e equipamentos como máquinas fotográficas e computadores foram furtados.

O Estado de S.Paulo

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Atletismo
27/09 - 19:27
Alemão é a surpresa dos 800m
27/09 - 19:21
Eronildes briga agora por medalha no Mundial
27/09 - 13:37
Maurren será submetida a exames
27/09 - 11:21
Marlene Ottey sai das pistas para as passarelas



Veja lista completa
SYDNEY: Organização
27/09 - 19:59
Organização força venda de ingressos olímpicos
27/09 - 03:44
Cartolas do EUA se negam a revelar casos de doping
27/09 - 01:12
Bombardeiro vai fazer parte de show de encerramento
26/09 - 05:09
Samaranch diz que mudou o esporte internacional



Veja lista completa