CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Tande pede raça contra a Espanha
Sexta-feira, 22 Setembro de 2000, 09h43

Sydney - O entusiasmo e a alegria de fazer o que se gosta são as recomendações dadas pelo atacante Tande para a seleção brasileira de vôlei para o jogo deste sábado, a partir das 6h30, no horário de Brasília, contra a Espanha, pela quarta e penúltima rodada da fase de classificação da Olimpíada de Sydney, no Entertainment Centre.

O jogador, que perdeu a condição de titular para Giba por causa de uma hérnia de disco, é o integrante mais animado do grupo e, mais do que isso, cobra sempre uma atitude positiva de seus companheiros dentro de quadra.

A energia passada por Tande ao time é reconhecida por todos os jogadores, que, mesmo nos momentos mais difíceis, ganham motivação para reagir. A importância do campeão olímpico para a equipe ficou evidente na vitória, na madrugada de quinta-feira, por 3 a 0 diante da Holanda, medalha de ouro em Atlanta, em 1996. Ele entrou no terceiro set, quando o Brasil perdia por 4/9, e arrumou o time com sua conversa em estímulo.

"Vôlei tem de ter alegria e raça", comenta o atacante, que se despede oficialmente da seleção na Olimpíada. "Quando o time joga com entusiasmo, solto, o resultado aparece com mais facilidade", prossegue.

"Só físico, técnica e tática não resolvem quando não há alegria." A lição do jogador, que pretende voltar ainda este ano ao vôlei de praia, parece ter sido assimilada pelos outros atletas. O atacante Nalbert lembra, por exemplo, que a entrada de Tande no jogo mostrou que, mesmo nas regras novas, não se pode desistir de um set. "Estávamos com o set perdido e fomos buscar", lembra. "Contra os futuros adversários teremos de ter a mesma confiança e disposição."

Se o Brasil vem de um ótimo resultado - venceu por 25-20, 25-17 e 27-25, em apenas 1h07 -, a Espanha sofreu uma derrota inesperada na última partida, quando foi surpreendida pela Austrália por 3 a 1.

Enquanto os brasileiros lideram o grupo A, sem nenhum set perdido na competição, a Espanha ocupa o quarto lugar, atrás de Holanda e Cuba.

Mesmo com a derrota espanhola, o técnico Radamés Lattari Filho exige cautela e respeito pelo adversário. "A Espanha foi uma das equipes que mais evoluiu nos últimos anos, tendo inclusive vencido o Brasil num jogo disputado em Porto Alegre pela Liga Mundial", comenta o treinador.

"Eles deixaram de atuar em função exclusiva do atacante Rafael Pascual, considerado o melhor jogador do mundo, e ganharam muito com isso."

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Vôlei masculino
22/09 - 17:52
Meninos do vôlei aderem à banana
21/09 - 11:21
Nalbert, destaque contra a Holanda, elogia o time
21/09 - 09:16
Vitória da Austrália sobre a Espanha é maior surpresa do vôlei
21/09 - 07:46
Radamés Lattari quer evitar empolgação



Veja lista completa
Seleção masculina
21/09 - 11:21
Nalbert, destaque contra a Holanda, elogia o time
21/09 - 07:46
Radamés Lattari quer evitar empolgação
21/09 - 05:46
Brasil passa fácil pela Holanda no vôlei
20/09 - 15:31
Brasil quer acertar contra a Holanda



Veja lista completa
SYDNEY: Vôlei
22/09 - 17:52
Meninos do vôlei aderem à banana
22/09 - 10:35
Dirigente assume culpa pelo fiasco do vôlei peruano
22/09 - 05:47
Brasileiras brecam ‘matadora’ croata no vôlei feminino
22/09 - 03:55
Rússia mantém invencibilidade no vôlei



Veja lista completa