CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Voluntários distribuem simpatia e atenção
Quinta-feira, 21 Setembro de 2000, 13h42

Sydney - O lema preferido deles é "tenha um bom dia". Trata-se de um exército de 47 mil voluntários dispostos a fazer de tudo, desde consolar crianças até controlar os irascíveis jornalistas que cobrem os Jogos Olímpicos de Sydney.

Gloria Morley, uma vovó de 62 anos que vive em Gosford, leva uma hora e meia todo dia para chegar a Sydney de trem. Termina seu turno à meia noite e meia nas instalações do basquete, onde é encarregada dos achados e perdidos e dos carrinhos de bebê.

Seu pagamento? Um vale alimentação por dia, transporte grátis e um uniforme de voluntário do Parque Olímpico. Mas não é pela recompensa que Morley e outros participam. "Estamos loucos, né?", diz Morley com um sorriso. "É uma oportunidade única na vida. Para mim não há outra olimpíada. Esta era a forma de ser parte do ambiente."

Os voluntários, conhecidos como "vollies" na linguagem dos organizadores, têm entre 18 e 85 anos de idade. Alguns têm 15 anos, como os pegadores dos jogos de tênis. Em qualquer lugar, a qualquer solicitação, eles tentarão ajudar, quase sempre com um sorriso. Os organizadores dizem que o êxito do programa de voluntários não é somente resultado da hospitalidade australiana e do espírito festivo que caracteriza o país.

Quando o programa começou, há quase três anos, a organização estudou as experiências dos Jogos de Atlanta e de Barcelona, para poder apropriar-se das boas experiências e descartar as más. Uma das lições aprendidas foi colocar os voluntários para trabalhar no lugar onde queriam. Cada um deu três opções e, de acordo com a organização, 80 por cento dos pedidos foram atendidos. Há ainda 600 voluntários estrangeiros, a maioria dos Estados Unidos e do Japão.

Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Organização
21/09 - 13:21
Jogos fazem a criminalidade cair em Sydney
21/09 - 12:59
Organização dos Jogos denuncia revenda de ingressos
21/09 - 09:39
Gasolina vaza no palco das competições de vela
21/09 - 08:07
Crimes caem cerca de 20 por cento após início dos Jogos



Veja lista completa