CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Cubano vai competir pelos EUA e governo de Fidel protesta
Quinta-feira, 21 Setembro de 2000, 03h25

Sydney - Cuba protestou nesta quarta-feira contra uma decisão da principal corte esportiva mundial, permitindo que um atleta cubano, da equipe de caiaque, participe da equipe norte-americana nos Jogos de Sydney.

O presidente do Comitê Olímpico Cubano (COC), José Ramon Fernandez, declarou à TV estatal cubana, em Sydney, ter enviado à Corte de Arbitragem para o Esporte uma carta de protesto relativa ao caso de Angel Perez. O atleta nasceu em Cuba e mora nos EUA desde 1993.

``É uma grosseira violação da regra 46 da Declaração Olímpica'', disse Fernandez.

Segundo a regra 46 da Declaração do Comitê Olímpico Internacional, um atleta que competiu numa Olimpíada por um país precisa esperar três anos, depois de se naturalizar, antes de poder defender outra bandeira nos Jogos.

O período de espera só pode ser reduzido ou cancelado se o país original do atleta consentir.

As autoridades cubanas, que vêm os desertores como ''traidores'' da nação, recusaram-se a dar permissão, apesar dos repetidos apelos do Comitê Olímpico norte-americano, que faz um forte lobby para que Perez possa competir em Sydney.

Segundo Fernandez, Perez, que desertou durante uma competição no México há sete anos e representou Cuba nos Jogos de Barcelona, em 1992, só se tornou cidadão norte-americano no dia 25 de setembro de 1999.

``Não entendemos estas interpretações tendenciosas que não seguem estritamente as regras'', acrescentou, referindo-se à decisão.

Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

COI
18/09 - 10:27
Pequim faz promessas para receber Jogos em 2008
17/09 - 23:31
COI confirma punição a equipe romena
17/09 - 21:37
Depois do funeral, Samaranch volta aos Jogos
17/09 - 13:07
Disputa pelo COI vale ouro



Veja lista completa