Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Pivôs "italianas" são destaque no Brasil
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 18h49

Canberra - Quando as pivôs Alessandra, de 2m, e Cíntia Tuiú, de 1,98m, começaram a defender a seleção brasileira, em 1993, em um campeonato sul-americano, foram chamadas porque eram altas e tinham a missão de dar à seleção do basquete feminino o que o time precisava, jogo de pivôs, sob o garrafão.

"O basquete feminino do Brasil é como cobertor de pobre, curto, cobre a cabeça, descobre o pé", brinca o técnico Antônio Carlos Barbosa, ao analisar o grupo que está em Sydney.

Atualmente, as pivôs são a parte que está coberta, já que o treinador ainda sofre para definir quem será a armadora e a lateral, as jogadoras mais baixas, que atuam fora do garrafão. Essa seria a parte descoberta com a saída de Paula e Hortência.

O treinador acha que as pivôs têm sido regulares, fruto de uma permanência na seleção brasileira que já dura sete anos e também da experiência internacional que adquiriram. Defendendo o Brasil, as duas foram campeãs mundiais, na Austrália, em 1994, e medalha de prata, em Atlanta, em 1996.

Alessandra, de 26 anos, joga no Comense, de Como, e Cíntia, de 25, no Beesbasket, de Treviglio, equipes que disputam o Campeonato Italiano. O time de Alessandra também disputa a Euroliga. As duas passaram pela WNBA antes de voltar à seleção. Cíntia fez 34 jogos pelo Orlando Miracle, mas Alessandra, depois de problemas no time de Indiana, voltou mais cedo, direto para a seleção.

O basquete internacional foi a forma que as duas encontraram para ganhar dinheiro com o trabalho. Cíntia, inclusive, chegou a ficar sem clube depois de recuperar-se de uma cirurgia no joelho direito em 1997. "Eu não tive trabalho por causa do ranking e o jeito foi me virar." Ela passou rapidamente por Portugal e pela Hungria antes de chegar à Itália, 2 anos e meio atrás.

Alessandra saiu do país 3 anos e meio atrás, mas as duas ainda têm contrato à cumprir. Assim que terminar a Olimpíada elas apenas passam pelo Brasil. Voltam para a Europa -a Liga Italiana, com 14 equipes, começa no dia 8 de outubro.

Ficar sem espaço no basquete brasileiro não foi ruim para as pivôs que consideram a vida na Europa um aprendizado. As duas falam, lêem e escrevem em italiano e conhecem a cultura do país -falam nas pinturas de Michelangelo, no Duomo de Florença, e nas comidas, que adoram. "É capelletti a bolonhesa, in brodo, mussarela de búfala, pasta ao pesto e o sorvete então... é maravilhoso."

No basquete, os anos de seleção e a passagem pela Europa e Estados Unidos, geraram a confiança de que é possível jogar contra várias equipes do mundo e, sobretudo, o amadurecimento. "Hoje a responsabilidade é bem maior", afirma Cíntia. "Eu jogo basquete porque amo, mas eu queria mostrar que era alguém e hoje, ser titular da seleção brasileira aumenta a responsabilidade sim", completa Alessandra.

A responsabilidade não pode transformar-se em pressão, e Alessandra acha que o Brasil deve se preocupar em fazer boas apresentações "colhendo o fruto disso" na Olimpíada.

Cíntia avisa que o time deve pensar em um rival por vez, dia sim, dia não, a partir do dia 16, quando estréia contra a Eslováquia.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



Sydney: Basquete
Norte-americanos são obrigados a treinar no hotel
"Dream Team" deixa a desejar fora das quadras
Itália vence a Espanha no basquete
Na prorrogação, Brasil vence juvenis



Veja lista completa

Seleção feminina
Feminino testa contra Austrália time da estréia
Na prorrogação, Brasil vence juvenis
Seleção feminina encara juvenis da Austrália
Assistente observa adversários do Brasil



Veja lista completa

SYDNEY: seleção feminina
Feminino testa contra Austrália time da estréia
Na prorrogação, Brasil vence juvenis
Seleção feminina encara juvenis da Austrália
Assistente observa adversários do Brasil



Veja lista completa